Início Notícias Pesquisa de Mercado Ritmo de crescimento em 12 meses do segmento financeiro vem mostrando leve...

Ritmo de crescimento em 12 meses do segmento financeiro vem mostrando leve desaceleração, aponta Boa Vista

0

A Demanda por Crédito do Consumidor recuou 4,8% em junho na comparação com maio, já descontadas as influências sazonais, de acordo com os dados nacionais da Boa Vista. Na comparação com junho de 2018, o indicador caiu 3,7%. No acumulado em 12 meses, contudo, a demanda por crédito ainda registra alta de 4,6%. Considerando os segmentos que compõem o indicador, o Financeiro apresentou queda de 7,9% no mês. O segmento Não Financeiro, por sua vez, recuou 2,7% na mesma base de comparação.

A trajetória do indicador acumulado em 12 meses mostra que a demanda por crédito não tem apresentado sinais de aceleração no seu ritmo de recuperação, refletindo o fraco crescimento da economia e o mercado de trabalho fragilizado por elevadas taxas de desocupação e subutilização da mão de obra.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, nota-se tendência de alta no segmento Não Financeiro, contra leve desaceleração no segmento Financeiro.

A deterioração do cenário econômico e a queda da confiança nos últimos meses parece ter se refletido em um comportamento mais cauteloso dos consumidores, afetando, com isto, a demanda por crédito, que mostrou queda pelo segundo mês consecutivo – sendo que a diminuição mais acentuada foi observada no segmento Financeiro.

A disponibilização dos recursos do FGTS, que inclusive poderão ser utilizados como garantia para empréstimos, contudo, poderão afetar positivamente a trajetória do indicador nos próximos meses. Abaixo a tabela contendo o resumo dos dados apresentados.
 

Metodologia
O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui