Início Notícias Autoatendimento: São Paulo disponibiliza totens do Poupatempo oferecem serviços básicos fora de...

Autoatendimento: São Paulo disponibiliza totens do Poupatempo oferecem serviços básicos fora de suas unidades

0
Divulgação

Você conhecia a possibilidade de obter alguns dos serviços do Poupatempo de forma mais rápida, sem precisar ir fisicamente a uma unidade? São os chamados totens de autoatendimento, que hoje já chegam a 114 em todo o Estado, em ambientes públicos e privados de grande circulação.

Os equipamentos facilitam o acesso a diversos serviços e geram economia aos cofres públicos, ao deixar de pagar aluguel com espaços físicos. Além disso, e mais importante, os totens oferecem, sem necessidade de nenhum intermediário, serviços como: 2ª via de RG, CNH, pagamento de taxas, agendamento de atendimento para as unidades e ainda a impressão na hora e de graça do Atestado de Antecedentes Criminais com código (QR Code), Certidão de Prontuário de CNH e Pesquisa de Débito de Restrição de Veículos de Terceiros.

Os totens já existem desde 2016, porém ficaram disponíveis em mais pontos da cidade e do Estado neste ano. O Poupatempo, por sua vez, já completou 21 anos e tem o intuito de reunir diversos órgãos e entidades públicas em um só lugar, para tornar o atendimento à população mais eficaz e menos burocrático. Atualmente, são mais de 400 tipos de assistências prestadas pelo programa.

Ampliação

O serviço é o mais bem avaliado e conta com ampla aprovação do cidadão. Os totens são mais uma maneira de ampliar e modernizar os atendimentos para estabelecer um vínculo cada vez maior com os usuários do Poupatempo. Em junho, uma nova oferta realizada pela Prodesp foi feita para shoppings e supermercados de todo o Estado para abrigar totens de serviços em seus estabelecimentos.

As máquinas são equipadas com telas sensíveis ao toque para navegação e leitores óticos de impressão digital para certificar a identidade do usuário. Além disso, máquinas de pagamento com cartão permitem recolher na hora as taxas necessárias, inclusive para entrega pelos Correios. Isso permite concluir o atendimento na hora e evita a necessidade de ir a um posto do Poupatempo.

Demanda

Desde que começaram a ser instalados, inicialmente apenas dentro dos postos Poupatempo, os totens de autoatendimento já prestaram mais de 6 milhões de serviços, incluindo agendamentos para atendimento presencial nas unidades. Com o sistema de agendamento, o Poupatempo distribui a demanda, evitando filas ou ociosidade da estrutura de atendimento.

Em 2018, o Poupatempo começou a instalar totens de autoatendimento em grandes centros de varejo e estações do Metrô. Em breve, as máquinas estarão em mais estações do Metrô e nas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). “Com máquinas de autoatendimento instaladas fora das unidades do Poupatempo, o cidadão ganha pontos para solicitar seu serviço, de forma rápida e prática, reduzindo deslocamentos e poupando, ainda, mais tempo”, explica Cesar Ricardo Carcassoli, responsável pelo projeto de expansão dos totens de autoatendimento do Poupatempo.

Atualmente, o Poupatempo conta com totens de autoatendimento nas unidades da Sé, Itaquera, Santo Amaro, Lapa, Guarulhos, Osasco, Santo André, São Bernardo, Suzano, Bauru, Campinas Centro e Campinas Shopping, Jundiaí, Ribeirão preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Santos.

Além disso, os totens estão sendo instalados fora das unidades do Poupatempo nos seguintes endereços:

Capital
Detran Armênia – Av. do Estado, 900 – Bom Retiro – São Paulo
Metrô Paraíso – Rua Vergueiro, 1465 – Vila Mariana – São Paulo
Metrô Vila Prudente – Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 1359 – Vila Prudente, São Paulo
Mooca Plaza Shopping – R. Cap. Pacheco e Chaves, 313 – Mooca, São Paulo
Descomplica SP – São Miguel Paulista Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76 – Vila Jacui – São Paulo

Grande São Paulo
PoliShopping – Rua Dom Pedro II, 178 – Centro – Guarulhos
Shopping ABC – Av. Pereira Barreto, 42 – Vila Gilda, Santo André
Shopping Bonsucesso – Estr. Pres. Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 5308 – Jd.Albertina, Guarulhos
Shopping Parque Maia – Av. Bartolomeu de Carlos, 230 – Jardim Flor da Montanha, Guarulhos

Interior
Big Bom (Supermercados) – Avenida Bandeirantes, 1521 Parque Cidade Nova – Mogi Guaçu
Shopping Piracicaba – Av. Limeira, 722 – Areião, Piracicaba
Shopping Praça Nova Araçatuba – Rua Carlos Pereira da Silva, n° 6000 Bairro Guanabara, Araçatuba
Shopping Spazio Ouro Verde – Av. Ruy Rodrigues, 3900 – Parque Universitário, Campinas
Unimart Shopping Campinas – Av. John Boyd Dunlop, 350 – Chácara da República, Campinas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui