Início Notícias Subway apresenta campanha sobre conscientização e redução do uso de plástico

Subway apresenta campanha sobre conscientização e redução do uso de plástico

0

Hoje, os canudos de plástico ocupam o sétimo lugar entre o lixo de maior presença nos oceanos, são parte dos oito milhões de toneladas de plástico que terminam em suas profundidades a cada ano e levam mais de 200 anos para se decompor. Uma de cada três tartarugas marinhas tem a substância no estômago. Diante desses números alarmantes, e a fim de celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, a Subway® América Latina assume o compromisso de reduzir o consumo de plásticos de uso único em sua rede de restaurantes e convida os cidadãos do mundo a fazer parte desta mudança.

Com a campanha #NãoSalvemOsCanudos a Subway® América Latina anuncia, no Dia Mundial dos Oceanos, o lançamento de um plano ambicioso para alcançar uma redução de 100% de plástico de uso único em seus restaurantes ao longo de 4 etapas agressivas, bem como buscar produtos substitutos que sejam ambientalmente amigáveis.

Em seu teste inicial realizado entre 2017 e 2018 em outro país da América Latina, a Subway® conseguiu reduzir em 50% o uso de canudos e tampas plásticas de uso único, provando que é possível alcançar o objetivo. Hoje a empresa toma uma firme decisão de mudança e impacto ambiental: compromete-se a reduzir o uso de canudos e tampas plásticas em seus restaurantes da América Latina em 50% até 2020, e convida todos os seus consumidores a fazerem parte da mudança que visa proteger a biodiversidade dos oceanos e sua fauna marinha.

O ambicioso plano desenvolvido pela marca procura reduzir significativamente o uso de embalagens plásticas e substituí-las por opções que não sejam prejudiciais ao meio ambiente.

Como 91% dos materiais plásticos fabricados no mundo não são reciclados, a Subway® também procura aumentar a conscientização e a preocupação ambiental na sociedade, convidando todos a participarem de um forte trabalho que abrange a redução do uso de plásticos, a proteção de espécies em perigo de extinção e a limpeza e proteção de praias.

Para conseguir isso, a Subway® lança a campanha #NãoSalvemOsCanudos, que inclui conteúdo gráfico e audiovisual para o Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile, Costa Rica, Porto Rico, Panamá, Guatemala, Honduras, El Salvador, Peru, Uruguai, e República Dominicana, em parceria com a Posibl. (www.posibl.com), uma empresa multimídia líder no desenvolvimento de conteúdo e iniciativas de impacto social no mundo. Além de sua parceria com a Posíbl., a Subway® se une à ONG Chelonia (http://www.cheloniapr.org), uma organização sem fins lucrativos sediada em Porto Rico que há 10 anos se dedica à pesquisa e à conservação de tartarugas marinhas para gerar conscientização, atividades em conjunto e, através da doação de tecnologias e equipamentos específicos, apoiar a proteção, a conservação e a pesquisa sobre o cuidado das tartarugas marinhas, um dos animais marinhos mais emblemáticos dos oceanos do mundo e em perigo de extinção. Este mesmo trabalho será realizado em outros países da região, onde a Subway® fará parcerias com ONG locais especialistas em conservação e pesquisa ambiental.

“Os brasileiros estão cada vez mais conscientes sobre os danos que o plástico causa ao meio ambiente. Desde 2018 a Subway Brasil já indicou a retirada de canudos e tampas dos restaurantes e só entrega para consumidores que solicitam. Estamos muito felizes de participar agora de uma campanha que abrange toda a América Latina e fazer a diferença no mundo”, comemora o Country Head da Subway Brasil, Michel Machado.Através do site www.naosalvemoscanudos.com, o público em geral poderá se unir à iniciativa e passar a fazer parte da solução. Desta forma, no âmbito de um plano geral de longo prazo, a Subway® dá o primeiro passo e assume o compromisso para preservar o planeta com uma prática mais ecológica como empresa e reduzir significativamente sua pegada ambiental, a fim de eliminar completamente a utilização de plásticos de uso único em um futuro não muito distante.

No Brasil, o Projeto de Lei 92/2018 que está tramitando no Senado prevê a retirada progressiva de pratos, copos, bandejas e talheres de plásticos para o consumo de produtos alimentícios. Ele propõe uma substituição de 20% após dois anos da aprovação do projeto, 50% após quatro anos, 60% após seis anos e 80% após oito anos, até uma retirada completa em 10 anos. Além disso, várias outras leis federais e municipais estão, de certa forma, relacionadas à proibição de plásticos de uso único. No Rio Grande do Norte, Distrito Federal e cidade do Rio de Janeiro canudos de plástico de uso único já estão proibidos e outras capitais, como São Paulo, discutem uma proposta para fazer o mesmo.

A partir de 8 de junho de 2019, a Subway® iniciará um plano de trabalho abrangente em alguns países que envolverá: limpeza de praia, manutenção de áreas e reservas protegidas, pesquisa, medição de ninhos e levantamento de dados, preservação e conservação de tartarugas em suas várias espécies, treinamento para funcionários da Subway® em seus diferentes países e franquias para formar equipes voluntárias para a limpeza das diversas praias da região.

Para obter mais informações: www.naosalvemoscanudos.com

+ SOBRE A ESPÉCIE:

Habitat: As tartarugas são encontradas em todo o mundo, mas nem todas escolhem exatamente as mesmas praias para aninhar; enquanto certas tartarugas marinhas preferem terras mexicanas, como o Golfo do México ou o mar do Caribe, outros optam por lugares longínquos, como o litoral australiano.

A geografia marinha da tartaruga abrange todo o oceano. Há mais de 100 milhões de anos, as tartarugas marinhas desempenham funções vitais na manutenção da saúde dos oceanos do mundo. Essas funções vão desde a manutenção produtiva dos ecossistemas de recifes de corais até o transporte dos nutrientes essenciais dos oceanos para as praias e dunas costeiras. Como se observa no Caribe, a diminuição das tartarugas marinhas pode resultar em uma perda de produtividade na rede alimentar e em uma redução de até 15 vezes no nitrogênio necessário para as raízes dos pastos marinhos.

As tartarugas marinhas e os humanos. As tartarugas marinhas maravilharam os seres humanos e ocuparam um lugar importante na mitologia e no folclore de muitas etnias.

A destruição da nutrição e dos habitats de aninhamento, bem como a poluição dos oceanos mundiais estão cobrando um alto preço em excedentes de populações de tartarugas marinhas. Muitas populações de reprodução já foram extintas, e espécies inteiras foram eliminadas. Pode chegar um momento, no futuro próximo, em que as tartarugas marinhas se tornem uma raridade, a menos que sejam tomadas medidas para evitar o seu desaparecimento e, com isso, tenhamos oceanos sustentáveis e resilientes para o futuro.

+ SOBRE OS RESTAURANTES SUBWAY®:

A cadeia de restaurantes Subway® continua a aperfeiçoar a experiência gastronômica, oferecendo a seus clientes, em mais de 100 países, ingredientes de qualidade e combinações de sabores robustos e servindo quase sete milhões de sanduíches preparados sob medida diariamente. A marca Subway® oferece uma alternativa à fast food tradicional, com bilhões de combinações de sanduíches, saladas e embalagens. Os restaurantes Subway® são operadas por seus quase 21.000 proprietários de franquias e empregam milhares de pessoas no mundo todo. Os proprietários de franquias e a empresa se comprometem a eliminar a fome apoiando programas de combate à fome em todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui