Início Notícias TV Brasil resgata apresentação histórica de Luiz Gonzaga nesta sexta (7/6) na...

TV Brasil resgata apresentação histórica de Luiz Gonzaga nesta sexta (7/6) na série Grandes Musicais

Emissora exibe performance do "Rei do Baião" gravada no estúdio em 1983 pela TVE/RJ

0
Reprodução

Emissora exibe performance do “Rei do Baião” gravada no estúdio em 1983 pela TVE/RJ

Para recordar os 30 anos de morte do saudoso Luiz Gonzaga, a série Grandes Musicais recupera do acervo preservado da TV Brasil uma apresentação histórica do “Rei do Baião” nesta sexta-feira (7), às 22h.

A performance, considerada uma das pérolas do arquivo da emissora, foi gravada em 1983 para o programa Chão de Estrelas, da antiga TVE/RJ, no estúdio do próprio canal, na Lapa, região boemia do Rio de Janeiro.

Entrevistado pelo compositor Fernando Lobo, o cantor e compositor Luiz Gonzaga interpreta grandes sucessos e conta com a participação luxuosa da cantora Marlene no palco.

Durante o espetáculo, a voz inconfundível do Rei do Baião entoa, entre outras canções, clássicos do seu vasto repertório. A relação de músicas inclui obras como “Paraíba Masculina”, “Chamego”, “Casa De Caboclo” e “Respeito a Januário”.

Reverenciado como uma das principais figuras da música popular brasileira, Luiz Gonzaga foi uma personalidade importantes que se destacava pela criatividade. Ele foi um dos grandes responsáveis pela valorização dos ritmos nordestinos, levando o baião, o xote e o xaxado para todo o país.

Após uma batalha de seis anos contra um câncer de próstata, o artista foi internado no Recife em junho de 1989 e faleceu, pouco mais de um mês depois, em 2 de agosto, vítima de uma parada cardíaca.

Sobre Grandes Musicais

Exibida como produção especial na faixa Verão Show em janeiro, a série Grandes Musicais incorpora a programação de linha da TV Brasil. Ao todo, a emissora pública apresenta nessa primeira fase 13 show históricos preservados no acervo com imagens raras de grandes ícones da música nacional.

A produção resgata apresentações com personalidades da música popular brasileira como Emílio Santiago, Neguinho da Beija Flor, Leny Andrade, Elza Soares, João Nogueira, Sandra de Sá, Moraes Moreira e o grupo Fundo de Quintal, entre outros.

Com uma hora de duração, as performances foram gravadas pela TVE do Rio de Janeiro nos anos 1980 e 1990. Os espetáculos estão conservados no acervo da emissora pública. A série Grandes Musicais combina sucessos do repertório de astros com depoimentos dos próprios artistas.

No ar pela TV Brasil às sextas, às 22h, a produção também tem horário alternativo aos sábados, às 18h30. As apresentações históricas ficam disponíveis na íntegra no site http://tvbrasil.ebc.com.br/grandesmusicais.

Serviço

Grandes Musicais – sexta-feira, dia 7/6, às 22h, na TV Brasil

Grandes Musicais – sábado, dia 8/6, às 18h30, na TV Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui