Início Notícias Digital A ascensão do novo CDO: de líder da “Transformação Digital” para...

[DES 2019] A ascensão do novo CDO: de líder da “Transformação Digital” para CEO das empresas

Shawn Fitzgerald, Research Director do IDC, explica o novo papel dos CDOs nas organizações durante sua palestra no DES Madrid 2019

0
Palco R-Evolution Theatre by Deloitte, no qual aconteceram as palestras do CDO Summit

O papel dos CDOs evoluiu e, agora, esses profissionais fazem parte do planejamento de sucessão dos CEOs e Presidentes das organizações. O relatório “101 CDOsque se tornaram CEOs”, realizado pelo CDO Club / Bain Capital, evidenciou que as empresas estão contratando CDOs para construir novos negócios e amplificar e fortalecer os já existentes. Mas quais habilidades e experiências necessárias que esses profissionais para ter sucesso, tanto agora como no futuro?  Shawn Fitzgerald, Research Director, World Wide Digital Transformation Strategies do IDC, falou sobre o assunto no DES Madrid 2019.

Durante sua palestra, Fitzgerald explicou como as organizações bem-sucedidas estão investindo e se transformando para realizar escalada digital e comentou sobre as áreas nas quais os CDOs deveriam priorizar para fornecer suas lideranças e orientar as organizações nessa jornada de transformação.

As empresas precisam de líderes capazes de gerenciar as interrupções possibilitadas pela tecnologia, bem como gestores com experiência na construção de novos negócios e na transformação das organizações. Os CDOs que possuírem essas habilidades serão cada vez mais valorizados pelas organizações.

O complexo processo da Transformação Digital

A Transformação Digital representa a maior mudança de negócios desde a revolução industrial. De acordo com os dados apresentados por Fitzgerald, no palco doDES 209, o IDC prevê US$ 6,6 trilhões de investimentos diretos em hardware, software e serviços relacionados até 2022. Desses investimentos, os CEOs esperam ver mais de US$ 18 trilhões de valor econômico agregado em produtos, serviços e recursos operacionais habilitados digitalmente.

Os principais investimentos em tecnologia digital são: nuvem, big data e analytics, computação cognitiva, inteligência artificial e IoT. Além dessas tecnologias, a transformação bem-sucedida envolverá pessoas, processos, dados e governança para sustentar o digital.

A Transformação Digital consiste em transformar o negócio com a aplicação da tecnologia. Os dados devem ser o drive das empresas e os processos sãonecessários para usar os dados de forma correta e útil.

Ok, as empresas precisam aplicar a tecnologia, mas tome cuidado para a tecnologia não tomar conta do seu principal negócio. Você não precisa se tornar uma empresa de tecnologia para fazer a transformação digital. O essencial é ter bons parceiros de tecnologia e processos, além de realizar uma mudança na cultura interna em todo os departamentos.

Os CDOs não devem pensar só em tecnologia e nem só em mudança de gestão. Tudo precisa estar integrado no processo de transformação, principalmente os departamentos da empresa.

Texto: Flavio Horta (Digitalks)

Edição: Bianca Borges

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui