Início Notícias O clássico musical infantil “Os Saltimbancos” é a atração da TV Brasil...

O clássico musical infantil “Os Saltimbancos” é a atração da TV Brasil no programa Música Animada

0
Divulgação: TV Brasil

Tradicional espetáculo anima público infantil com obras que atravessam gerações

A fábula musical infantil “Os Saltimbancos” é a atração do programa Música Animada deste sábado (27), às 11h, na TV Brasil. Gravada no estúdio da emissora, no Rio de Janeiro, a montagem é uma das mais expressivas obras de teatro musical para a garotada com canções que se tornam hinos para a infância na versão adaptada por Chico Buarque nos anos 1970.

A produção ilustra as aventuras de quatro bichos que se consideram explorados por seus donos. Jumento, Gata, Cachorro e Galinha resolvem fugir para a cidade grande em busca de um sonho: tentar a sorte como músicos. Eles querem formar um conjunto e viver livres, com respeito, alegria e amor.

O cantor e compositor Chico Buarque traduziu e adaptou o clássico musical infantil para o português em 1976. O artista incluiu músicas adicionais à nova versão da obra original realizada na Itália com letras de Sergio Bardotti e música de Luis Enríquez Bacalov. A fábula é inspirada no conto “Os Músicos de Bremen” dos irmãos Grimm.

O repertório da apresentação inclui as canções “Bicharia”, “O Jumento”, “Um Dia de Cão”, “A Galinha”, “História de uma Gata”, “A Cidade Ideal”, “Minha Canção”, “A pousada do Bom Barão”, “Todos Juntos” e “Bicharia”.

Com direção de Maria Lucia Priolli, o espetáculo “Os Saltimbancos” exibido na telinha da TV Brasil tem no elenco a própria artista ao lado de Orlando Leal, Areias Herbert e Claudia Benevides.

O show completo dessa edição do Música Animada pode ser acompanhado na página do programa no site da emissora (http://tvbrasil.ebc.com.br/musicaanimada) e no aplicativo EBC Play, disponível para Android e iOS.

Histórico

No país, o musical “Os Saltimbancos” ganhou álbum gravado em estúdio em março de 1977.O disco é considerado uma referência da Música Popular Brasileira. Nessa produção, os animais foram interpretados por Nara Leão (a Gata), Miúcha (a Galinha), e os cantores do MPB4, Magro (o Jumento) e Ruy (o Cachorro), além de coro infantil.

Já a montagem do espetáculo nos palcos teve estreia histórica no mesmo ano, em agosto, na casa de shows Canecão, no Rio de Janeiro, com grande elenco. Dirigida por Antonio Pedro, a peça musical reuniu Marieta Severo (a Gata), Miúcha (a Galinha), Pedro Paulo Rangel (o Cachorro) e Grande Otelo (o Jumento).

Naquele coro infantil, entre outras crianças, participaram nomes como Bebel Gilberto (filha de João Gilberto e Miúcha), Isabel Diegues (filha de Nara Leão), Silvia Buarque, Alexandra Marzo e Alice Borges (filha de Antonio Pedro).

De lá para cá, essa fábula musical para o público infantil ganhou remontagem nos palcos em 1992, 2010 e 2014 com elencos diferentes. Nas telonas, um marco foi a comédia “Os Saltimbancos Trapalhões”, lançada em 1981, com grande atuação de Lucinha Lins. A produção estrelada pela trupe formada por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias é considerada um dos melhores longas da extensa filmografia do grupo humorístico Os Trapalhões.

Sobre a produção

Em sua terceira temporada, o Música Animada está com identidade visual e cenário renovados, com mais cor e vibração. O programa busca levar o universo lúdico das canções infantis para as crianças.

A produção traz para a faixa TV Brasil Animada shows inéditos com performances de grupos infantis em diversos gêneros musicais, do rock às marchinhas de carnaval, passando por clássicos da música popular brasileira.

Com edições mensais sempre no último sábado do mês, às 11h, a série tem duração de 30 minutos e direção de Waldecir de Oliveira.

Serviço

Música Animada – sábado, dia 27/4, às 11h, na TV Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui