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Procon-SP dá assistência e orientação aos passageiros da Avianca

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Divulgação

Equipes do Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, estão nos aeroportos de Congonhas e Internacional de Guarulhos para prestar assistência aos passageiros da Avianca. A operação começou na última quarta-feira (17/4), prolongou-se até o feriado de Páscoa (19/4) e foi retomada hoje. Dos atendimentos prestados pelos especialistas, 60% foram para garantir alimentação, hotel e transporte (entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas e entre os hotéis e aeroportos). Os outros 40% dividiram-se entre remarcação de embarque em outras companhias aéreas e confirmação de voo na volta do feriado – de acordo com a resolução 400/16 da ANAC o passageiro tem que ser avisado com 72 horas de antecedência sobre alterações no voo. Muitos passageiros buscaram orientação sobre os direitos garantidos no Código de Defesa do Consumidor, já que vários perderam compromissos agendados, dia de trabalho e viagens programadas com antecedência. Para o diretor de atendimento, Rodrigo Tritapepe, “A presença do Procon-SP nos aeroportos representou tranquilidade para o consumidor e também para a companhia aérea. Isso fica claro quando constatamos que em nenhum desses dias houve conflito, confusão ou desentendimento diante da situação pela qual passa a Avianca”. A preocupação do Procon-SP é garantir que, diante do cenário pelo qual passa a Avianca, os passageiros não sejam prejudicados, tenham seu contrato cumprido e seus direitos respeitados (realocação em outro voo, reembolso integral e execução do serviço). A operação continuará no decorrer da semana. O consumidor que se sentir lesado também pode entrar em contato com a Fundação Procon-SP pelo telefone 151, aplicativo, site ou nos postos do Poupatempo.

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