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Pesquisa da Samsung aponta que a maioria dos consumidores acredita ser importante para as marcas falarem de diversidade

Estudo realizado em parceria com a Bridge Research mostra que a empresa de eletroeletrônicos é a mais lembrada da categoria neste quesito

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Divulgação

O brasileiro está cada vez mais preocupado com assuntos como respeito e inclusão no dia a dia. Uma pesquisa exclusiva realizada pela Samsung Brasil em parceria com a Bridge Research ouviu homens e mulheres de 18 a 60 anos e revela que 85% das pessoas acreditam ser importante que as marcas abordem a diversidade em sua comunicação. Na categoria eletroeletrônicos, a Samsung se destaca e lidera o ranking das empresas mais lembradas.

Ainda de acordo com o estudo, 73% dos respondentes dizem que a diversidade ainda não é respeitada no Brasil. Para os entrevistados, é importante que as empresas evoluam nesse sentido e passem a abordar o tema: mais de 80% justificaram que uma comunicação diversa demonstra que as marcas respeitam as pessoas e suas diferenças. Já para 67% dos pesquisados, o assunto é relevante e deve ser considerado, pois, ajuda a remover barreiras e preconceitos.

A pesquisa mostrou ainda que a diversidade de raças na comunicação é o principal tema lembrado pelos consumidores: 89% dos respondentes apontaram a alternativa. Em segundo lugar ficaram as iniciativas e comunicação inclusiva, que abrange ações para surdos e cegos, com 81%, seguida pela comunicação de marca sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino, com 56%.

“É possível notar que há um movimento de mudança, que o brasileiro está mais preocupado com assuntos relevantes para a sociedade. No caso específico da Samsung, realizamos uma série de projetos que prezam pela inclusão, acessibilidade e igualdade de gênero. Mais do que comunicar, nossas ações são concretas e têm como propósito incentivar as pessoas a irem além”, afirma Andréa Mello, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Ainda temos muito a fazer, isso é apenas o começo”, completa Andréa.

Samsung cada vez mais inclusiva

A postura mais inclusiva da Samsung foi percebida pelo consumidor. No segmento de eletroeletrônicos, a marca foi eleita como a que mais acredita na diversidade apresentada em sua comunicação: 58% das pessoas que responderam ao estudo elegeram a companhia como a mais fiel em relação ao que comunica.

Em 2018, a Samsung passou a utilizar como posicionamento global “Do What You Can’t” – assinatura que desde 2016 já vinha sendo utilizada pela companhia em sua área de dispositivos móveis -, reforçando a preocupação da marca com as pessoas para incentivá-las a atingirem seus objetivos e irem além com o apoio da tecnologia. A empresa também desenvolveu ações e campanhas voltadas para igualdade de gênero, acessibilidade, diversidade e inclusão – dando continuidade, assim, ao seu propósito.

O estudo mostrou ainda que 73% dos entrevistados tinham conhecimento das ações de diversidade na comunicação da Samsung, enquanto 44% sabiam que a empresa desenvolveu tecnologia e projetos para surdos e cegos, como a iniciativa “Teatro Para Todos os Ouvidos”, que permite que pessoas surdas ou com deficiência auditiva consigam assistir a uma peça de teatro sem a necessidade de um intérprete de Libras.

Já “Tech Girls”, série documental que aborda histórias inspiradoras de mulheres que lutam por reconhecimento no mundo da ciência, games e empreendedorismo, incentiva a discussão sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino, foi apontada por 27% dos pesquisado. Os três episódios disponibilizados em 2018, “Cientistas Brilhantes”, “Garotas Gamers” e “Mulheres Empreendedoras”, apresentaram depoimentos inspiradores de sete profissionais da tecnologia que batalharam para conquistar posições de destaque em suas áreas de atuação.

Ainda no campo da igualdade de gênero, a marca trouxe na campanha “Desafie seu jogo”, voltada para o público gamer, em que mostra mulheres jogando de igual para igual com os jogadores do sexo masculino.

Já o projeto “Alfabetização Cidadã – Da digital ao digital”, alfabetizou 300 colaboradores de cooperativas de descarte de resíduos entre 18 e 83 anos em seu local de trabalho. Com recursos tecnológicos doados pela Samsung e com a metodologia do Instituto Paulo Freire, esses trabalhadores participaram do projeto que transformou suas vidas por meio de aulas ministradas duas vezes por semana em turmas de até 10 pessoas.

Para 90% dos pesquisados, ações como as realizadas pela Samsung fortalecem a imagem da empresa e 88% afirmaram ainda que uma marca líder de mercado como a de eletroeletrônicos tem credibilidade para falar de diversidade.

“Queremos inspirar as pessoas, fazer com que elas se sintam parte de um todo e ajudá-las na busca de seus sonhos e objetivos”, destaca Andréa.

Acessibilidade

A Samsung também apresentou o “Samsung Áudio Acordes”, aplicativo gratuito desenvolvido pela empresa para ensinar pessoas cegas ou com deficiência visual a tocarem violão de forma prática e intuitiva, sem a necessidade da leitura em braile. O app funciona por meio de um sistema de voz, o primeiro desse tipo no mundo, que facilita o processo de aprendizado dos cegos porque dita os acordes das músicas no momento preciso em que eles devem ser tocados.

Recentemente, a marca divulgou uma ação que vai reunir uma série de seis vídeos tutoriais para ensinar aos consumidores como ativar as funções de acessibilidade de smartphones, TVs e notebooks Samsung de forma prática e fácil. Os dois primeiros filmes, sobre funções de acessibilidade no smartphone para pessoas com deficiência visual ou cegas e sobre ferramentas acessíveis das TVs da marca para esse público, já estão disponíveis. Em breve, todos os vídeos estarão disponíveis com áudio descrição para as pessoas cegas ou com deficiência visual e com tradução em LIBRAS para os surdos e pessoas com deficiência auditiva.

A Samsung também passou a disponibilizar o atendimento em LIBRAS por videoconferência para surdos e pessoas com deficiência auditiva. A empresa contratou e treinou agentes fluentes na Linguagem Brasileira de Sinais para aumentar a acessibilidade de seu programa de assistência ao consumidor. A marca implementou ainda no site no Brasil a ferramenta “Hand Talk” de tradução para LIBRAS, permitindo que pessoas surdas tenham acesso a todos os conteúdos disponíveis na plataforma.

Com o objetivo de garantir que pessoas cegas ou com deficiência visual possam ter acesso a tudo o que é publicado nas redes sociais oficiais da marca, desde 2017 a Samsung também utiliza a #PraCegoVer, que descreve todas as imagens que são postadas em páginas como Facebook e Instagram.

Além disso, a empresa segue adequando os seus sites corporativos para se tornarem 100% acessíveis para pessoas com deficiência auditiva, visual ou com baixa visão. Mudanças para que o assistente de voz consiga ler todo o conteúdo que aparece na tela e ajustes de alto contraste, fontes maiores e mais visíveis, estão entre as alterações promovidas pela marca.

Samsung oferece mais do que produtos para você ir além

A Samsung, líder mundial em tecnologia, oferece um portfólio de produtos para as pessoas desafiarem os seus limites e barreiras para alcançarem seus sonhos e objetivos de vida. A empresa tem a inovação em seu DNA e investe constantemente em pesquisa em desenvolvimento para oferecer o que existe de mais avançado em tecnologia para seus usuários. As pessoas são o foco principal da marca e, por este motivo, a Samsung oferece uma série de serviços, benefícios e experiências exclusivas para os clientes por meio dos programas de pós-venda Samsung Care e Samsung Club, e pelo Samsung Social, programa de patrocínio a projetos para um mundo mais inclusivo e sustentável. Nós fazemos o inesperado para que você faça o impossível. #DoWhatYouCan’t.

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