Início Notícias Digital Ministério Público de São Paulo notifica Google sobre vídeos publicitários criados por...

Ministério Público de São Paulo notifica Google sobre vídeos publicitários criados por Youtubers crianças

Anuncie no CidadeMarketing Anuncie no CidadeMarketing

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) entrou com uma ação civil pública para a remoção de vídeos publicitários feitos por youtubers crianças. Para o MP-SP há prática abusiva de empresas ao formarem parcerias com crianças que gravam vídeos para a plataforma.

Entre os vídeos mencionados pelo órgão, estão os que crianças desembrulham brinquedos recebidos de empresas. A prática é popularmente conhecida pelo termo em inglês “unboxing”.

Na denúncia, o MP-SP destaca uma ação promocional da Mattel Brasil. A empresa de brinquedos contatou uma influenciadora digital mirim para lançar desafios relacionados aos produtos Monster High. Os vencedores participariam de um evento promovido pela própria Mattel.

De acordo com o Ministério Público, a ação utilizou “estratégias abusivas de comunicação mercadológica” direcionada ao público infantil. Sendo assim, o MP-SP destaca que “empresas tem se aproveitado da hipervulnerabilidade tanto da criança youtuber, como da criança espectadora”.

Em contato com o Google, empresa responsável pelo Youtube, afirmou que não comenta casos isolados.

Os influenciadores digitais Julia Silva, Felipe Calixto, Manoela Antelo, Gabriella Saraivah, Marina Bombonato, Duda MH e canal Vida de Amy são os alvos da ação, aponta a Revista Veja

Anúncio Notícia #4 Anuncie no CidadeMarketing Anuncie no CidadeMarketing