Início Notícias Anvisa proíbe venda de tônico capilar criado pela UFMG

Anvisa proíbe venda de tônico capilar criado pela UFMG

110
0
Reprodução/Facebook

Nesta quinta-feira (6/12), a Anvisa suspendeu a fabricação, a distribuição, a divulgação, a comercialização e o uso do produto Sanctio Tônico Capilar da Yeva Cosmetiques, produzido pela empresa Laccos Indústria de Cosméticos Ltda. Tal medida ainda determina que a empresa realize o recolhimento do estoque existente no mercado.

Motivação
A suspensão foi motivada pela comprovação da fabricação e do comércio do produto cosmético em desacordo com o que está no registro da Anvisa. Após a análise, em testes de eficácia, a Agência constatou que o produto não estimula o crescimento dos fios capilares, o que contradiz a frase encontrada em sua rotulagem: “ESTIMULA O CRESCIMENTO CAPILAR”.

Publicação
A Anvisa orienta os consumidores que fazem uso dos produtos citados a entrarem imediatamente em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente das empresas mencionadas, para instruções a respeito do recolhimento e da substituição dos produtos.

A medida, determinada pela Resolução-RE 3.331, de 6 de dezembro de 2018, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (7/12), possui caráter definitivo e validade em todo o território nacional, a partir da data da sua publicação.

“A YEVA COSMÉTIQUES vem a público para manifestar e esclarecer a publicação da Resolução – RE N° 3.331 de 06/12/2018 ANVISA, que determina que a suspensão da distribuição, divulgação, comercialização e uso dos lotes do produto SANCTIO TONICO CAPILAR – YEVA COSMETIQUES, apenas aqueles lotes que em sua embalagem externa conste a informação: “estimula o crescimento dos fios “.

Em nota de esclarecimento, a empresa YEVA COSMÉTIQUES revelou que os lotes irregulares já foram recolhidos e a rotulagem já está de acordo com a Anvisa. Confira na íntegra:

“Cabe ressaltar que nenhuma questão quanto à qualidade, a segurança e a eficácia da fabricação e uso do SANCTIO foi questionada pela anvisa. Trata-se, apenas, de questionamento quanto à informação colocada na rotulagem do produto. O SANCTIO possui registro na anvisa e para isso apresentou documentação comprobatória de eficácia e segurança, por meio de estudos científicos realizados na universidade federal de minas gerais – UFMG. O produto é formulado com emprego de bioativo e nanotecnologia inovadores e fabricado pela Empresa Laccos Indústria de Cosméticos Ltda, devidamente autorizada e licenciada pela anvisa para essa atividade. O estudo clínico foi realizado no produto e é fruto de pesquisa com voluntários que utilizaram o SANCTIO e comprovaram que houve prevenção e redução da queda, manutenção dos fios na fase anágena, enquanto aqueles que receberam o placebo apresentaram queda contínua dos fios. demonstrou também aumento da densidade dos fios na população masculina. um produto sem equiparação no mercado nacional e internacional. O detentor do registro e fabricante Laccos Indústria de Cosméticos Ltda, informa que os lotes comercializados com a informação destacada pela anvisa, já foram recolhidos e o produto comercializado no momento está com sua rotulagem de acordo com a anvisa.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here