Início Notícias Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro recebe prêmio pela seriedade do...

Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro recebe prêmio pela seriedade do trabalho

0
Divulgação

A Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro vai fechar 2018 com chave de ouro. A instituição acaba de receber dois certificados que condecoram a seriedade e a transparência do trabalho realizado em prol das famílias de crianças e adolescentes em tratamento de câncer. No dia 30 de outubro, a Casa ganhou, na Finlândia, o primeiro lugar da premiação IPMA (International Project Management Association) de 2018, como melhor Programa de Planejamento Estratégico de ONGs em todo o mundo – Program of Excellence in Management Project Organizational Culture Transformation.

No dia seguinte foi eleita, em São Paulo, uma das 100 melhores ONGS do Brasil na segunda edição do Guia Melhores ONGs, uma iniciativa do Instituto Doar e da Rede Filantropia.

O prêmio Melhores ONGs foi criado para valorizar o trabalho das organizações filantrópicas que se destacam pelas boas práticas de gestão e transparência, avaliando processos administrativos, contábeis, comunicação e a captação de recursos vigentes.  Com esse reconhecimento há o estímulo para a melhoria contínua das Instituições, criando espaços de visibilidade e oportunidades para encontrar mais doadores.

A Casa Ronald McDonald McDonald-RJ é uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão “Dar atenção integral às crianças e adolescentes portadores de câncer e às suas famílias”. Atualmente, a unidade conta com 57 hóspedes que realizam seus tratamentos nos principais hospitais públicos da cidade, junto aos seus responsáveis, e diariamente recebem todo o apoio de alimentação, transporte, educação, entretenimento, apoio social e psicossocial.

Desde 2015, a instituição desenvolve um Programa de Excelência em Gestão liderado pelo professor e Adm. Carlos Roberto Fernandes de Araujo, coordenador da Comissão Especial de Finanças do CRA-RJ, com o apoio do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro junto às comissões de Finanças, RH e Empresas Júnior, cujo objetivo foi aprimorar os processos de administração estratégica e gerar a eficácia da sustentabilidade e da aplicação dos recursos financeiros em prol dos Programas Sociais da Casa Ronald McDonald-RJ.

O processo de Transformação da Cultura Organizacional deu origem ao Projeto do IPMA, e forneceu o suporte para o alcance das metas e do sucesso na comunicação institucional, bem como a proximidade da gestão no acompanhamento das ações e das prioridades implementadas em cada setor.

Após essa fase, foi dada a continuidade para as demais equipes de trabalho, através do desenvolvimento do trabalho de Resiliência, para a facilitação do enfrentamento pessoal no processo de mudança, do Coaching, para o desenvolvimento das competências e habilidades de cada pessoa envolvida, para gerar bons resultados, e da gestão dos processos eficazes, para um melhor acompanhamento e alinhamento dos projetos, através de um único propósito, e do empreendedorismo individual de cada integrante que liderou uma, dentre as 16 iniciativas estratégicas descritas e trabalhadas no modelo PMDPro.

Atualmente, o mundo possui 10 milhões de organizações não governamentais e mais de 800 mil ongs no Brasil, uma relevância nacional que representa a quinta posição no ranking do mercado econômico. Hoje a Casa funciona com a liderança das atividades alinhadas entre as áreas, e mais um contingente de 50 funcionários e 436 voluntários que são orientados por uma gestão que desempenha um relevante papel para o futuro e o crescimento da Instituição.

Sobre a IPMA

Criada em 1965, a IPMA é uma associação internacional que congrega mais de 60 países e desempenha um papel de liderança no desenvolvimento do gerenciamento de projetos. Os IPMA Global Achievement Awards são prêmios anuais que celebram conquistas individuais e projetos de classe mundial que contribuem para a sociedade de maneira extraordinária, selecionados por um grupo internacional de jurados.

Sobre Prêmio Melhores Ongs

O prêmio Melhores ONGs foi criado para valorizar as organizações filantrópicas que se destacam pelo trabalho em prol da sociedade com boas práticas de gestão e transparência. Para tal, são avaliados os processos administrativos, contábeis, financeiros e de comunicação para selecionar as 100 melhores entre as mais de 800 mil instituições em atuação no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui