Início Notícias Uber lança cartilha de cooperação com autoridades no Encontro do Fórum Brasileiro...

Uber lança cartilha de cooperação com autoridades no Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Ideia é simplificar o acesso aos dados fornecidos que não precisam de decisão judicial e a acelerar os processos de investigação das autoridades

377
0

A Uber lançou no Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que se encerra hoje (quarta-feira), em Brasília, a sua cartilha para orientar autoridades sobre a forma mais efetiva de solicitar compartilhamento de dados à empresa.

A Uber só pode compartilhar dados respeitando a legislação aplicável, em especial o Marco Civil da Internet (Lei N° 12.965/14), a lei federal que regula a privacidade de dados no Brasil e proíbe o compartilhamento de dados pessoais com terceiros, exceto nos casos expressamente previstos em lei.

O objetivo da cartilha é acelerar ao máximo a cooperação nas investigações, apoiando nas suspeitas de ocorrências de forma ainda mais ágil, por meio de um processo transparente e de fácil acesso no Brasil inteiro.

A cartilha possui um resumo de quais os dados cadastrais a empresa possui sobre motoristas parceiros e passageiros e que podem ser compartilhados aos órgãos de segurança, conforme estipulado por lei. Além disso, o documento possui requisitos de admissibilidade para investigações, prazos para respostas e informações sobre o canal mais adequado  para que os ofícios sejam analisados e respondidos pela empresa.

As autoridades que desejarem qualquer informação cadastral tem agora a opção de seguir um modelo sugerido que já contém todas as informações que a empresa precisa para dar uma resposta rápida e de acordo com a legislação brasileira. A cartilha também esclarece quais dados estão protegidos por lei (como itinerário de viagem) e que só podem ser obtidos via decisão judicial.

“Divulgamos em alguns estados e os feedbacks estão sendo muito positivos. Aproveitamos as discussões aqui no encontro do Fórum para lançar o material oficialmente como forma de dar mais visibilidade, alcance e transparência no compartilhamento de dados relacionados para motoristas parceiros e passageiros. Em breve, disponibilizaremos a cartilha em formato digital em nosso site para que tenha uma projeção ainda maior. Estamos aumentando nossos recursos de segurança do aplicativo e essa cartilha é mais uma forma de apoiar investigações e cooperar com as autoridades”, afirma Stella Chamarelli, diretora de segurança da Uber na América Latina.

A Uber tem a segurança como prioridade em sua estratégia e vem atuando de forma permanente para tornar a plataforma a mais segura possível para usuários e motoristas parceiros. Funções como a tecnologia de machine learning – que identifica riscos com base na análise dos dados de milhões de viagens realizadas diariamente – e o botão de Recursos de Segurança, lançado em julho que concentra todas as ferramentas do aplicativo com essa finalidade, são dois dos exemplos mais recentes de novas funções para incrementar a segurança na plataforma.  Mais informações sobre os recursos de segurança do aplicativo podem ser encontradas aqui.

Artigo anteriorComissão vota exigência de licitação para venda de patrimônio da Petrobras
Próximo artigoEu voto: Votorantim cria campanha institucional para celebrar o centenário da marca
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui