Início Notícias Nova tragédia: Barragem da Vale se rompe em Minas Gerais e lama...

Nova tragédia: Barragem da Vale se rompe em Minas Gerais e lama invade região de Brumadinho

0

Barragem da mineradora Vale se rompeu nesta sexta-feira(25) no município de Brumadinho, na Região metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com a Defesa Civil, os moradores estão sendo retirados do local e um helicóptero do Corpo de Bombeiro sobrevoa o local para resgate dos habitantes.

Tragédia destruiu fauna e flora da região de Brumadinho/MG. Imagens: Corpo do Bombeiro – Minas Gerais e Google Earth.

Pelo Twitter os internautas começam a registrar a tragédia. Em nota, no microblog, Instituto Inhotim cita que a área será evacuada por segurança. Visitantes e colaboradores foram retirados do local. A assessoria do Instituto afirmou que a lama ainda não atingiu o local e por determinação do Corpo do Bombeiro o espaço foi esvaziado.

https://twitter.com/inhotim/status/1088831223982710786?s=19

“A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens”, afirmou a mineradora em um comunicado. “A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”, acrescentou a nota divulgada para sociedade. Pelas redes sociais, mais de seis prefeituras das cidades vizinhas da tragédia emitiram notas de risco para que a população não fique perto do leito Rio Paraopeba.

O dano ambiental de hoje, 25/01, em Brumadinho ocorre três anos após a tragédia de Mariana, quando uma barragem de rejeitos da companhia Samarco, empresa ligada a Vale, se rompeu atingindo uma área de 43,7 milhões de m³ de lama vazaram de instalações da mineradora no maior desastre ambiental do Brasil.

Ainda pelo Twitter o Instituto SOS Mata Atlântica emitiu nota de solidariedade com todos os envolvidos:

Veja a íntegra da Nota da Vale

“A Vale informa que ocorreu, no início da tarde de hoje, o rompimento de uma barragem na Mina Feijão, em Brumadinho (MG). As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens.

A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade.

A companhia vai continuar fornecendo informações assim que confirmadas.”

Veja a íntegra da Nota do governo

“Uma força-tarefa do Estado de Minas Gerais já está no local do rompimento da barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para acompanhar e tomar as primeiras medidas.

O Corpo de Bombeiros por meio do Batalhão de Emergências Ambientais, e a Defesa Civil também já estão no local da ocorrência trabalhando e há dois helicópteros sobrevoando a região.

O Governo de Minas Gerais já designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações. Assim que houver mais informações, o Governo de Minas Gerais emitirá novos comunicado”

Internautas atacam a Vale pelas redes sociais após rompimento de barragem em Brumadinho, Minas Gerais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui