O iFood, principal plataforma de delivery do país, apresentou falhas operacionais nesta segunda-feira (20), justamente durante o horário de pico do almoço — período de maior movimento para restaurantes e entregadores. Usuários relataram atrasos significativos nas entregas e dificuldades para cancelar pedidos, o que gerou uma enxurrada de reclamações nas redes sociais.
Pelo X (antigo Twitter) e Instagram, consumidores que utilizam o app para o almoço informaram que seus pedidos ficaram travados e que o aplicativo não permitia solicitar reembolso ou cancelamento.
Uma das parceiras da plataforma, Isa Moreira, desabafou no perfil oficial do iFood no Instagram sobre as dificuldades enfrentadas pelos lojistas:
“Em plena segunda-feira, no horário de pico, a plataforma não aloca entregadores e, pior, não deixa a loja abrir chamado. Estou tendo diversos pedidos cancelados por atraso, mesmo com tudo pronto, esperando o entregador. Tenho um amigo entregador parado na porta de casa e as corridas não aparecem pra ele.”
Já a consumidora Verônica Queiroz relatou frustração com o atraso: “Meu pedido está atrasado faz uma hora e vocês não nos permitem pedir o reembolso.”
Apesar das reclamações, o status operacional da API do iFood — disponível em seu portal oficial — indicava que os sistemas estavam funcionando normalmente. Alguns internautas especularam que o problema possa estar relacionado à pane global da Amazon Web Services (AWS), registrada na manhã desta segunda-feira, que afetou diversos serviços digitais no Brasil e no exterior.
A equipe do CidadeMarketing entrou em contato com a equipe de comunicação do iFood que encaminhou o seguinte posicionamento:
“O iFood informa que está retomando, de forma gradual, o funcionamento completo da operação, após falhas causadas por uma instabilidade global em um dos seus fornecedores de tecnologia. O aplicativo está operando em todas as localidades e o chat de atendimento está em processo de estabilização. Como parte dessa retomada, alguns usuários ainda podem encontrar instabilidades. Clientes que tiveram problemas com algum pedido ao longo do dia podem abrir um chamado na Central de Atendimento do app. Nosso time analisará a situação e, se estiver dentro das nossas políticas, seguiremos com o reembolso total ou parcial do pedido.”