Início Notícias Urbia, administradora do Parque Ibirapuera, esclarece polêmica sobre ingressos da São Silvestre...

Urbia, administradora do Parque Ibirapuera, esclarece polêmica sobre ingressos da São Silvestre 2025

A São Silvestre, considerada a maior corrida de rua da América Latina, celebra em 2025 sua 100ª edição.

A São Silvestre, considerada a maior corrida de rua da América Latina, celebra em 2025 sua 100ª edição.
Imagem criada por Inteligência Artificial.
Anuncie no CidadeMarketing Anuncie no CidadeMarketing

A 100ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre vem sendo marcada não apenas pelo seu simbolismo histórico, mas também por polêmicas em torno do processo de inscrições. Atletas e admiradores da tradicional corrida enfrentaram dificuldades técnicas ao tentar garantir vaga na competição, o que gerou revolta nas redes sociais e em grupos de corredores.

De acordo com relatos, muitos atletas chegaram a aguardar até seis horas em uma fila digital. No entanto, ao serem redirecionados para a página de inscrição, o sistema retornava a solicitação para voltar ao início da fila, impossibilitando a efetivação do cadastro.

Leia mais em Site da Ticket Sports sai do ar e revolta atletas nas inscrições da São Silvestre 2025

A empresa Vega Sports, responsável pela operação tecnológica, reconheceu a falha em um chamado online: “Realmente, reconhecemos que tivemos problemas de ordem técnica que impossibilitaram inscrições de inúmeros interessados. Isso foi fruto, porém, de uma procura impressionante, que superou os 180 mil acessos simultâneos em determinado momento. Pedimos desculpas pelo inconveniente e prometemos que os processos serão revistos para a próxima edição.” – afirmou a Vega Sports.

Já a Ticket Sports, que administra as inscrições, apresentou uma versão próxima, mas divergindo nos números de acessos:   “Primeiramente, pedimos desculpas pela instabilidade encontrada no sistema ao tentar realizar sua inscrição. Como de costume, a Corrida Internacional de São Silvestre é uma prova tradicional e muito procurada. Em nosso pico de acesso, registramos mais de 160 mil pessoas simultaneamente, o que ocasionou lentidão no sistema. Sinto muito que não tenha conseguido realizar sua inscrição. No momento, todas as vagas já foram preenchidas e, conforme anunciado previamente pela organização do evento, a abertura ocorreu em lote único, disponibilizando todas as vagas de uma só vez. Dessa forma, infelizmente, não é mais possível realizar novas inscrições.” – destacou a Ticket Sports em nota enviada via chamado por e-mail.

A São Silvestre, considerada a maior corrida de rua da América Latina, celebra em 2025 sua 100ª edição.
Reprodução @correnoibira

A situação ganhou novos contornos quando a Urbia, administradora do Parque Ibirapuera, publicou em seu Instagram oficial da assessoria de corrida Corre no Ibira a seguinte mensagem:  “NÃO EXISTE VAGA ESGOTADA para quem é aluno do Corre no Ibira. ISSO MESMO! Ainda não é aluno?! Essa é a hora PERFEITA de começar a treinar com a gente e viver a São Silvestre do jeito certo.  INSCREVA-SE NO LINK DA BIO e procure nossa equipe para garantir seu lugar no pelotão!  Se você já é aluno, as CONDIÇÕES ESPECIAIS E SEU ACESSO já estão garantidos para a São Silvestre 2025!”

A postagem foi alvo de críticas severas, com internautas questionando se a marca estaria “furando a fila” e obtendo vantagens exclusivas na distribuição das vagas. Muitos marcaram o Procon e o Ministério Público, alegando a prática de venda casada, já que para garantir a inscrição seria necessário aderir a planos anuais ou semestrais da assessoria de corrida.

O tema repercutiu em veículos de comunicação nacionais, como a Band e o Metrópoles, aumentando a pressão para que a Urbia esclarecesse a relação com a organização da São Silvestre.

A São Silvestre, considerada a maior corrida de rua da América Latina, celebra em 2025 sua 100ª edição.
Reprodução @correnoibira

Diante da polêmica, a Urbia publicou um carrossel no Instagram para esclarecer o modelo de acesso à São Silvestre 2025. Segundo a administradora, a empresa é apoiadora oficial da corrida e adquiriu uma cota de vagas para o evento. A marca explicou que alunos do Corre no Ibira podem garantir inscrição por meio de planos de treinamento anuais ou semestrais, que incluem a participação na prova.

Na postagem, a Urbia orientou:
“Já é aluno: fale com nossa equipe técnica e inscreva-se já.”
“Ainda não é aluno: torne-se parte do nosso time (plano semestral ou anual) e garanta a sua inscrição.”

A empresa reforçou que o benefício é restrito exclusivamente aos seus alunos e que a ação está vinculada a uma cota de 175 inscrições.

O CidadeMarketing entrou em contato com a equipe de imprensa e comunicação da Urbia, que enviou o seguinte posicionamento oficial, na íntegra:

“A Urbia é apoiadora oficial da 100ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre. Como parte da parceria, a EXPO São Silvestre será realizada no Pavilhão de Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera. Do total de inscrições destinadas a pessoas jurídicas pela organização do evento, a Urbia adquiriu 175 ingressos que serão disponibilizados aos alunos do programa Corre no Ibira, pelo mesmo valor aplicado ao público geral. O Corre no Ibira reúne corredores de diferentes níveis, de iniciantes a atletas de alto rendimento, e os alunos terão acesso aos ingressos para a corrida enquanto houver disponibilidade. Além do benefício com a compra dos referidos ingressos, os participantes contam com benefícios como uso gratuito de vestiários com chuveiros e lockers, postos de hidratação e carbogel, apoio em provas oficiais e desconto de 30% no estacionamento dos portões 3 e 4 do parque, de segunda a sexta-feira, das 5h às 12h.”

Ainda assim, muitos internautas seguem cobrando transparência e explicações da Ticket Sports e São Silvestres sobre as vagas reservadas para a Urbia dentro da prova e pedem esclarecimentos sobre o contrato firmado com a organização da corrida.

A São Silvestre, considerada a maior corrida de rua da América Latina, celebra em 2025 sua 100ª edição, prometendo ser uma das mais concorridas da história. A polêmica sobre inscrições apenas reforça a enorme procura pela prova e a necessidade de maior planejamento tecnológico e transparência nas próximas edições.  É comum que patrocinadores e apoiadores de eventos esportivos no Brasil recebam uma cota de ingressos, que pode ser utilizada para colaboradores, ações promocionais, ativações de marketing digital com influenciadores ou parcerias estratégicas.

Sob a ótica do marketing, marcas que apoiam e patrocinam eventos de grande porte, como a Corrida de São Silvestre, buscam criar experiências memoráveis que aproximem o público do universo da marca. Esse movimento não se restringe apenas aos clientes, mas também envolve colaboradores, fornecedores e parceiros estratégicos. Nesse contexto, a corrida de rua deixa de ser apenas uma competição esportiva para se tornar parte de uma estratégia de relacionamento, posicionamento e fortalecimento de marca.

Anúncio Notícia #4 Anuncie no CidadeMarketing Anuncie no CidadeMarketing