A Mastercard anunciou a expansão de seu programa True Name™ no Brasil. A iniciativa, que permite que pessoas transgênero e não-binárias utilizem seu nome social em cartões de débito, crédito e pré-pago, reforça o compromisso da empresa com a inclusão e o respeito à identidade de gênero.
A medida busca solucionar uma situação comum, mas desconfortável, para a comunidade trans e não-binária: a incompatibilidade entre a identidade de gênero e o nome legalmente registrado em documentos e cartões. Para muitos, esse descompasso pode gerar constrangimento em atividades simples do dia a dia.
A pesquisa Global Advisor – LGBT+ Pride 2024, da Ipsos, mostrou que a conscientização sobre a comunidade LGBTQIA+ no Brasil está em crescimento, com 18% dos brasileiros afirmando ter um parente, amigo ou colega de trabalho que é transgênero, e 15% conhecendo alguém não-binário.
A iniciativa já está disponível no C6 Bank e na NG.CASH. A Mastercard se une a organizações como a GLAAD e a National Urban League para apoiar iniciativas que promovem os direitos LGBTQIA+ globalmente, com o objetivo de criar um sistema financeiro mais acessível e respeitoso para todos.