A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, anunciou o lançamento da Sadia Fresh, sua primeira linha de frango resfriado produzido localmente no Reino da Arábia Saudita (KSA). A novidade, que chegou ao mercado em julho, marca a estreia da Sadia no segmento de frangos resfriados e reforça a presença da marca na mesa dos consumidores sauditas.
Segundo Igor Marti, vice-presidente do Mercado Halal da BRF, o lançamento é um passo estratégico para fortalecer a liderança da empresa no Oriente Médio:
“Acreditamos que a linha Sadia Fresh seja um importante marco para nossa presença na Arábia Saudita. Esse lançamento visa conquistar novos consumidores e também fortalecer a fidelidade dos que já nos acompanham. A marca é líder e sinônimo de qualidade no mercado halal, com mais de 50 anos de história na região e liderança consolidada em mais de 14 países”, destacou.
O movimento acompanha a tendência de expansão do consumo de frango resfriado na Arábia Saudita, que ultrapassou 300 mil toneladas em 2024 e deve crescer entre 2,5% e 3,5% ao ano até 2030, de acordo com a Mordor Intelligence. Atualmente, a Sadia já detém 37% de participação no mercado de congelados e pretende alcançar 10% de market share na categoria de resfriados nos próximos 18 meses.
A estratégia da BRF também se conecta ao plano Visão 2030 do governo saudita, que busca diversificar a economia e fortalecer a produção local.
“A Visão 2030 está totalmente alinhada ao propósito da BRF de oferecer alimentos de qualidade por meio de uma cadeia sustentável e inovadora. Nossa presença no Reino reforça nosso compromisso de longo prazo com o setor e com as preferências regionais”, afirmou Marquinhos Molinha, CEO da BRF Arábia Saudita.
A BRF mantém presença na Arábia Saudita desde 2009 e, ao longo dos anos, ampliou seus investimentos no país. Em 2022, inaugurou uma unidade em Dammam com capacidade para 1.200 toneladas mensais e estabeleceu uma joint venture com o fundo de investimento saudita Public Investment Fund (PIF), em aportes que somam US$ 350 milhões.
Mais recentemente, a companhia investiu US$ 43,3 milhões na Addoha Poultry Company e iniciou a construção de uma nova planta de alimentos processados em Jeddah, orçada em US$ 160 milhões, com capacidade de produção de 40 mil toneladas por ano.
Portfólio Sadia Fresh
A nova linha será composta por 16 itens, divididos em duas categorias:
Griller: oito produtos inteiros, com gramaturas entre 600 g e 1,3 kg;
Cortes: seis SKUs, incluindo peito de frango, sobrecoxas e miúdos.
Os produtos já estão disponíveis nos principais pontos de venda do varejo saudita.