A adoção da Inteligência Artificial na publicidade brasileira ganhou novo impulso com o Veo 3. Após um momento inicial de experimentação, marcas líderes em seus setores apostam no pioneirismo da tecnologia para ganhar agilidade, escala e ampliar o potencial criativo de sua comunicação. Os exemplos mais recentes vêm do Grupo Toky, gigante do varejo recém-formado a partir da fusão das marcas Tok&Stok, Mobly e Guldi, e do Banco Mercantil, uma das instituições financeiras mais tradicionais do país.
Como um desdobramento da recente campanha de branding “Saber Viver”, que teve como garoto-propaganda o rei Roberto Carlos e reposicionou o banco como o melhor ecossistema para pessoas com mais de 50 anos, o Banco Mercantil usou IA para criação de três microfilmes que retratam novos perfis da chamada geração prateada. Os vídeos mostram a aposta em novas experiências como o melhor da vida, como viagens, lazer e a prática de esportes, e o papel do Banco Mercantil e do cartão Diamante como viabilizadores desses sonhos. Todos os assets foram criados pelo time de growth marketing e comunicação do anunciante.
Já o Grupo Toky apostou na IA para dar um tom emocional para a Tok&Stok e divertido para a Mobly. O conceito do filme de Tok&Stok se baseia na jornada da marca na vida de seus clientes, com móveis atemporais e que se conectam com suas histórias, acompanhando passagens de tempo e diferentes momentos de suas vidas.
A campanha de Mobly aposta no público jovem. Ao usar um aplicativo de relacionamento no seu apartamento vazio, a protagonista é transportada para a sala de estar dos pretendentes, imergindo na decoração e estilo peculiar de cada um. Por fim, dá match com a Mobly, que se torna a sua melhor companhia e o destino ideal para decorar o seu novo lar. A última cena é composta por produtos reais vendidos pela loja de móveis.
Todas as campanhas foram implementadas com o apoio estratégico do Google e serão exibidas no YouTube. Por meio de consultoria e suporte no uso do Veo 3, a companhia capacitou as empresas a maximizar o potencial criativo e a eficiência da geração de vídeos graças à uma parceria com a Human, estúdio de IA líder no Brasil, por meio de seu selo Human Academy, dedicado ao desenvolvimento do mercado em inteligência artificial. A contribuição da Human foi dupla: conduziu um workshop sobre as ferramentas e possibilidades da IA do Google e cocriou ativos criativos para as campanhas das marcas.
Sobre o Veo 3 e o impacto na criação
Lançado globalmente em maio de 2025, o Veo 3 é a versão mais avançada do modelo de IA generativa de vídeo do Google e está disponível através da plataforma Vertex AI, do Google Cloud. A tecnologia representa um salto significativo na capacidade de IA para geração de vídeos, permitindo a criação de conteúdo audiovisual com alta qualidade e realismo diretamente a partir de prompts de texto. Nesta semana, o Google apresentou a versão 3.1, ainda mais aprimorada. Estudos do Google demonstram que empresas que adotam a IA para otimização criativa podem alcançar até 75% de economia de tempo no desenvolvimento de suas peças publicitárias.



























