
A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e maior recicladora de sucata metálica da América Latina, anuncia uma série de ações de engajamento e interação com o público que visitará a segunda edição do The Town, o maior festival de música, cultura e arte da cidade de São Paulo, que ocorre nos dias 06, 07, 12, 13 e 14 de setembro, no Autódromo de Interlagos.
O público presente no evento poderá conhecer as ativações em dois locais criados pela companhia na Cidade da Música. No espaço da Gerdau no gramado em uma área central do festival, em frente ao palco São Paulo Square, haverá uma escultura de 6 metros de altura em formato de guitarra, criada pelo artista Leandro Melo, produzida com 02 toneladas de sucata metálica, o equivalente ao peso de cerca de 570 guitarras reais. O local funcionará como um ponto instagramável de fotos e quem participar da ação proposta pela Gerdau ganhará como brinde uma miniatura de guitarra feita em aço.

“A mesma sucata metálica que foi usada para construir a guitarra em forma de escultura é a sucata usada em nossas operações como matéria-prima para produzir aço, que depois é transformado e aplicado em itens do nosso dia a dia, como carros, bicicletas, prédios, geladeiras, fogões, entre outros tantos produtos”, afirma Pedro Torres, diretor global de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau.
Já no estande da Gerdau na área VIP, a Gerdau contará com uma máquina de reciclagem, semelhante àquelas famosas máquinas “pega-bichinhos”, com itens que representam a sucata metálica. Quem completar o desafio também ganhará a miniatura da guitarra.
De acordo com Torres, as ativações da empresa no The Town 2025 têm como objetivo promover uma grande reflexão sobre a importância da economia circular e desmistificar o conceito da reciclagem. “O aço é um material que pode ser reciclado infinitamente e 100% sem perder sua qualidade. Ao trazermos para o The Town experiências lúdicas e acessíveis, queremos mostrar que ele também pode ser símbolo de criatividade, sustentabilidade e reflexão. Como maior recicladora de sucata metálica da América Latina, buscamos, com estas ativações, fazer com que o público reflita sobre o impacto positivo da reciclagem e sobre como o aço faz parte da construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, explica o executivo.
A renovação da parceria entre a maior produtora brasileira de aço e a Rock World, responsável pelo The Town e pelo Rock in Rio, contempla a reutilização de mais de 330 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável, o que equivale a fabricação de mais de 400 carros populares, em estruturas fixas e temporárias presentes no Autódromo de Interlagos. A continuidade desse projeto reforça uma aliança pautada por valores comuns de sustentabilidade e inovação. O aço que compõe a nova edição do festival tem origem na reciclagem de sucata metálica, atividade que mobiliza mais de 1 milhão de pessoas em todo o Brasil, incluindo catadores e cooperativas.
Como maior recicladora de sucata metálica da América Latina, a Gerdau produz aço com uma emissão média de apenas 0,85 tonelada de CO₂e por tonelada de aço, menos da metade da média global do setor, que é de 1,92 t de CO₂e/t de aço, segundo dados da World Steel Association (worldsteel). Em 2031, as emissões de carbono da companhia vão diminuir para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço.
Números do aço
• 330 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável, equivalentes à produção de mais de 400 carros populares.
• Mais de 1 milhão de pessoas envolvidas no processo de reciclagem, incluindo catadores e cooperativas.
• Cerca de 70% do aço da Gerdau é produzido a partir da reciclagem de sucata metálica.
• Aproximadamente 10 milhões de toneladas por ano é o quanto a Gerdau recicla, sendo a maior recicladora da América Latina.
• 30 mil colaboradores em todas as operações da Gerdau.
• Uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e) do mundo, de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global de seu setor, de 1,92 t de CO₂e por tonelada de aço.