A cidade de São Paulo está de volta ao cenário internacional do tênis feminino. Após 25 anos, a capital paulista volta a sediar um torneio oficial do circuito WTA com a chegada do SP Open, que acontecerá entre os dias 6 e 14 de setembro, no Parque Villa-Lobos. O evento promete ser um marco na história do esporte nacional, reunindo grandes nomes do tênis brasileiro e internacional, com infraestrutura moderna e diversas ações sociais.
Bia Haddad Maia lidera time brasileiro
Durante o evento de lançamento realizado nesta terça-feira (3), foi confirmada a presença de Bia Haddad Maia, principal tenista brasileira na atualidade e Top 25 do ranking mundial, na chave principal da competição. Além dela, outras representantes do Brasil também marcarão presença no torneio de nível WTA 250, como as medalhistas olímpicas Luisa Stefani e Laura Pigossi, Carol Meligeni, Ingrid Martins, Nauhany Silva e Victoria Barros — jovens talentos da nova geração.
“É uma alegria receber novamente um torneio da WTA na capital paulista. Este evento reforça São Paulo como capital global dos esportes e da cultura. O Parque Villa-Lobos é o palco ideal para esse retorno”, afirmou Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo.

Estrutura moderna e programação intensa
O SP Open contará com 32 atletas na chave principal, 16 no qualifying e 16 duplas. O qualifying acontecerá nos dias 6 e 7 de setembro, com entrada gratuita. A partir do dia 8, começam os jogos da chave principal, com sessões duplas de segunda a quinta (às 15h e 17h30), e sessões únicas para as fases finais — quartas, semifinais e final.
“Estamos felizes em oferecer à cidade um evento esportivo deste porte. Vamos projetar São Paulo para o mundo, com partidas emocionantes e experiências para toda a família”, destacou Alan Adler, CEO da IMM, promotora do torneio.
Vendas de ingressos e ações sociais
Os ingressos estarão à venda ainda este mês nos canais oficiais do SP Open. Além da competição, o torneio promoverá ações sociais como a reforma das seis quadras do Parque Villa-Lobos e apoio ao Projeto Bola Dentro, que já impactou mais de 5 mil jovens por meio do tênis. Os participantes do projeto também integrarão a equipe de ball kids e poderão assistir aos jogos da primeira rodada gratuitamente.

Identidade visual e marcas patrocinadoras
A nova logomarca do SP Open foi revelada com destaque para a bola de tênis em cor fosforescente e elementos gráficos que remetem à arquitetura e arte urbana paulistana.
Entre os patrocinadores máster estão Claro, Heineken 0.0, Allos e Shopping Villa Lobos. O evento também conta com marcas como Prudential, Seara Gourmet, B3, Atvos, Tegra, Engie, Oncoclínicas, BlueFit, Melitta, Giovanna Baby, entre outras. A Wilson será a fornecedora oficial das bolas, com ASICS e Slyce como marcas esportivas oficiais.
Incentivo e apoio institucional
O SP Open é viabilizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio do Ministério do Esporte e da Prefeitura de São Paulo, via SPTuris. A realização é da IMM, com promoção do ICT.
“Não havia momento melhor para trazer um torneio da WTA ao Brasil. O tênis feminino vive uma fase brilhante, com atletas na elite mundial e uma nova geração promissora. Queremos proporcionar uma experiência inesquecível aos fãs”, concluiu Luiz Carvalho, diretor do SP Open.