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Huntag: como a martech está mudando o trabalho do marketing

Quando falamos em organização, produção e gestão de conteúdo dentro de um time de marketing é muito mais do que ter pastas e canais de comunicação soltos, mas sim investir em processos e estratégias para processo.

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Grandes ideias e soluções nascem das dores vividas nas rotinas e na necessidade de torná-las menos problemáticas em qualquer que seja o contexto, concorda? Foi justamente convivendo e percebendo as dores dos times de marketing em relação à organização de seus conteúdos que a Huntag nasceu.

Depois de alguns anos atuando próximo aos times de conteúdo, percebi que existia um grande problema: muitas coisas eram perdidas, sempre havia muito material sendo produzido e, diversas vezes, os times não sabiam onde estavam armazenados.

Mais do que isso, diversos trabalhos eram feitos repetidas vezes, quando podíamos simplesmente aproveitar algo que já estava pronto em algum lugar. E, além de enxergar esse problema onde eu atuava, via também que essa era uma dor latente de outros negócios.

E essa não é apenas uma dor que foi percebida, mas um fato: segundo dados, pelo menos um mês a cada ano é perdido por gestores que precisam procurar informações devido a armazenamento inadequado e desorganização. Mais do que isso, os profissionais gastam de 5% a 15% do tempo lendo informações, mas até 50% das suas jornadas buscando por elas.

Veio daí a ideia de ter um “repositório de conteúdo”: inicialmente de forma simples, com busca por palavras-chaves para fugir da ideia de armazenar tudo em pastas. Nesse momento, eu ainda não conhecia bem o mercado, nomenclaturas e tecnologias, mas sabia que algo precisava ser feito.

Foi em 2016 que veio o MVP, o Mínimo Produto Viável, da plataforma e pude fazer os testes no ambiente em que eu estava para saber de fato o que era preciso para entregar a solução ideal.

Comecei a entender e explorar mais o mercado e o conceito de DAM, o Digital Asset Management ou Gerenciamento de Ativos Digitais, que se trata de uma plataforma de armazenamento, organização e gestão e vai muito além de apenas um armazenador de dados, mas sim um gerenciador completo de ativos digitais.

 

Esse já era um conceito forte e estabelecido nos Estados Unidos e em países da Europa, por exemplo, mas ainda era pouco explorado por aqui.

Ainda em fase de testes nos primeiros dois anos, a Huntag conseguiu alguns clientes de forma orgânica e foi se organizando e estruturando através da necessidade real das rotinas dos times, em diferentes estruturas, setores e organizações.

Em 2018, a plataforma passou por uma virada e, de lá para cá, a empresa já atendeu diversos segmentos, times, clientes com especificidades, tamanhos e objetivos diferentes e, com cada necessidade a plataforma foi evoluindo para um sistema completo de processo produtivo, criativo e de necessidades de marketing e conteúdo, especialmente.

Além da necessidade de encontrar conteúdos, enxergamos também no mercado dores de centralizar comunicações, seguir fluxos e demandas e, ter plataformas simples e rápidas que, com poucos cliques, entregassem os materiais existentes para todos aqueles que necessitavam era a virada que os times precisavam.

A gestão de conteúdo na rotina

Quando falamos em organização, produção e gestão de conteúdo dentro de um time de marketing é muito mais do que ter pastas e canais de comunicação soltos, mas sim investir em processos e estratégias para processo.

Olhe para seu setor a partir de algumas questões simples: qualquer pessoa no seu time é capaz de encontrar o que precisa de forma prática e eficiente? Existe centralização na comunicação para os fluxos e demandas? É rápido o processo de aprovação e todos têm real visualização sobre o que precisa ser feito?

Nenhum conteúdo é eficiente se não houver organização adequada e clareza sobre ele e a dificuldade em encontrar arquivos é um sinal de alerta para seus times, produtividade e resultados. Se sua empresa ainda não olha para esse processo, é hora de virar a chave e pensar no futuro!

Resultados e tecnologia para estar um passo à frente

A Leroy Merlin, grande rede de lojas de materiais de construção, acabamento, decoração e jardinagem, é um exemplo de eficiência, gestão e organização.

A rede conta com muitas informações, imagens e catálogos e era justamente nesse volume e necessidade contínua de uso que foi preciso atuar: com a Huntag, a marca está catalogando mais de 250 mil imagens de produtos e materiais institucionais, centralizando a comunicação

“A Huntag nos ajuda a organizar, centralizar e democratizar todas as produções audiovisuais. Todas as áreas do digital e lojas podem ter acesso, onde garantimos o reaproveitamento das mídias em todos os canais, gerando economia e ganho de produtividade”, conta Leonardo Marins, Digital Product Analyst da Leroy Merlin.

Outro resultado importante, focado em comunicação interna é de uma rede de Hospital, que pratica, ensina e pesquisa o que há de mais moderno para o diagnóstico e o tratamento de crianças e adolescentes.

Em um ambiente que envolve informações sensíveis, existia dificuldades com a comunicação feita dentro da organização: desde a gestão do conteúdo, direito de imagem e validade de uso, relatórios e acompanhamento para que todo material utilizado realmente estivesse em conformidade com as normas da instituição.

Com a plataforma, os times além de centralizar informações e comunicação, passaram a criar regras e automatizar seus processos internos. Mais do que isso, os relatórios e a gestão passaram a ser feita de forma mais próxima, dando dados reais para que os times de marketing possam seguir crescendo em suas estratégias e resultados.

Esses são apenas alguns – dos diversos – exemplos práticos sobre a importância de ter recursos de marca com fácil acesso, boa distribuição, padrões definidos e organização para otimizar tempos e recursos. É com gestão que os times centralizam seus materiais, reduzem erros, aumentam produtividade, fomentam a comunicação, ganham segurança e muitos outros benefícios são notados nas rotinas.

Ajudar as empresas a encontrarem o que precisam, quando precisam, de forma simples e ágil é uma das grandes missões da Huntag e é assim que estamos transformando a forma de trabalho dos times.

Agora que te contei um pouco mais sobre como chegamos até aqui, vamos falar mais do assunto e de estratégias para melhorar sua rotina? Vamos bater um papo para pensarmos juntos em como a plataforma vai mudar seus dias!

Autor: Murilo Lopes – fundador da Huntag > murilo@huntag.com.br

“As opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade de seus autores, e não necessariamente refletem a opinião do CidadeMarketing e de seus editores sobre o assunto.”

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