Início Notícias Via implanta novo sistema de gestão logística no maior Centro de Distribuição...

Via implanta novo sistema de gestão logística no maior Centro de Distribuição da América Latina

Mudança representa mais eficiência nas operações dos itens do chamado 3P e fortalece a logística 'as a service' da companhia

0
Centro de Distribuição de Jundiaí é considerado o coração logístico da empresa. | Foto: Arquivo

A Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, está na vanguarda do mercado varejista quando o assunto é inovação. Dessa vez, a novidade chega ao setor de logística com a implantação do Manhattan Active Warehouse Management (WMS) no Centro de Distribuição de Jundiaí (SP). A partir de fevereiro, a unidade irá operar com maior grau de eficiência. A companhia é a primeira empresa de varejo no Brasil a converter um sistema de gerenciamento logístico para o armazenamento de dados na nuvem.

A Via trabalha com a Manhattan desde 2018 e adotou recentemente uma nova versão do software que é ainda mais robusta e escalável, o que permite a melhoria da gestão dos processos logísticos e ganhos de produtividade e eficiência no CD de Jundiaí, considerado o coração logístico da rede e o maior do setor varejista na América Latina – 306 mil m² de área  para estocar e distribuir os produtos que são comercializados por suas marcas e por parceiros.

Com a implantação em Jundiaí, nove CDs localizados nos estados de Paraná, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Manaus, passam a fazer uso do novo sistema Manhattan. A expectativa é que quase 90% da malha logística da Via seja atualizada ainda em 2023, o que melhora ainda mais a integração digital que é demandada especialmente pela área de e-commerce da companhia.

A tecnologia também irá possibilitar a ampliação das operações 3P (comercializados por parceiros do marketplace), o pilar da estratégia omnichannel da Via. Consequentemente, irá fortalecer o ‘as a service’ da companhia, ou seja, a oferta de serviços para as mais variadas demandas – o fulfillment e o fullcommerce, soluções logísticas para outros negócios.

Para Fernando Gasparini, diretor de Logística da Via, a nova ferramenta trará ganhos significativos ao negócio como um todo. “Essa solução facilita a estratégia de omnicanalidade da Via, que é a integração das vendas no físico e nas plataformas online, como site e aplicativo. Com o novo WMS da Manhattan, a divisão do estoque passa a ser mais eficaz entre todos os nossos canais de comercialização e isso conversa com a missão da empresa que é vender onde, como e quando o cliente quiser”, afirma.

De acordo com o diretor, outra grande vantagem é a otimização e ganho de tempo com os processos internos graças ao que o setor chama de “convocação ativa” dos operadores, além da atualização automática e constante do software a cada 90 dias.

Fullfilment e Fullcommerce

Nos últimos três anos, a Via investiu em tecnologia e infraestrutura para operar uma revolução e atender os clientes com mais rapidez e eficiência os parceiros de negócios no marketplace e fora de seu ecossistema.

Por meio do fulfillment, a companhia oferta toda sua estrutura logística, desde o recebimento, armazenagem e entrega de produtos de terceiros – sejam eles comercializados através do marketplace ou dos concorrentes. O fulfillment já corresponde a mais de 16% do Envvias, serviço exclusivo de postagem e entrega de produtos do marketplace e o volume de entregas próprias pelo sistema da Via já alcança 64% do total.

No fullcommerce, a empresa oferece tudo o que o fulfillment tem, mas também realiza toda operação do site, incluindo emissão de notas e sistemas para o contratante. São clientes desta modalidade, empresas como Gradiente, Café Pilão, Café L’Or, Cimed, Lenox, entre outras.

Esses serviços são um dos principais diferenciais da Via que tem a Logística como um dos seus principais pilares de diversificação de fontes de renda do negócio. Atualmente, suas marcas estão presentes em mais de 450 cidades o que viabiliza a descentralização do estoque e, consequentemente, redução do tempo de entrega do produto. São 30 CDs e mais de 1.100 lojas que funcionam como mini-hubs para entrega e recebimento das mercadorias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui