Início Notícias Rádio MEC dá início a sua programação especial de Semana Santa

Rádio MEC dá início a sua programação especial de Semana Santa

Obras icônicas de compositores do Brasil e do mundo estarão presentes nas transmissões, que se iniciam na sexta.

0
Divulgação

Na Sexta-feira da Paixão, dia 2 de abril, a Rádio MEC FM (99,3 MHz) dá início a sua programação especial de Semana Santa 2021. Um repertório temático vai ocupar as transmissões da emissora de sexta a domingo. E entre uma atração e outra, o programa Caderno de Música apresenta “pílulas” de conhecimento sobre as mais emblemáticas obras que tratam da Paixão de Cristo.

Ainda na sexta, das 18h às 21h, a emissora leva ao ouvinte as Paixões do compositor barroco luterano Johann Sebastian Bach. Essas duas referências no gênero serão transmitidas na íntegra: “Paixão Segundo São João” e a “Paixão Segundo São Matheus”

Na sequência, a Rádio MEC FM apresenta o “Oratório de Páscoa” (BWV 249), de 1727, outra peça de grande destaque no legado de Sebastian Bach. A obra, que consiste de 11 seções e libreto escrito pelo poeta alemão Picander, narra os acontecimentos do Domingo de Páscoa, quando o profeta João encontrou o túmulo de Jesus vazio.

No dia 3 de abril, Sábado de Aleluia, às 7h, uma edição especial do programa Áurea Música reúne obras vocais e instrumentais de Pachelbel, Vivaldi, Handel e Johann Sebastian Bach, todas dedicadas à Semana Santa.

No Domingo de Páscoa, dia 4 de abril, às 7h, o programa Som Infinito apresenta repertório de canto Velho-Romano específico para as “Vésperas Pascais”, com interpretação do Ensemble Organum sob a direção de Marcel Pérès.

A tradição do canto Velho-Romano é anterior ao canto gregoriano, tendo sido vigente em Roma sobretudo nos séculos VII e VIII, quando os papas eram de origem ou de cultura grega. O ofício solene das Vésperas da Ressurreição é cantado na tarde do Domingo de Páscoa, e inclui  antífonas, salmos e responsórios característicos desta que é a festa magna da Cristandade, sempre com sua marca musical própria que é o canto do Aleluia.

Também no domingo, às 19h, o programa Música e Músicos do Brasil apresenta obras de José Maria Xavier, José Maurício Nunes Garcia e Francisco Mignone, todos com a temática da Páscoa e da Ressurreição.

Sobre Paixões e Oratórios

Na música de concerto, a Paixão é um tipo de composição que aborda a Paixão de Cristo, iniciado na primeira metade do séc. XV. Mas, as paixões sofreram diversas modificações até alcançarem seu auge, no séc. XVIII, pelas mãos de Bach, um dos compositores que mais se dedicaram à Semana Santa.

O Oratório é um gênero musical apresentado em forma de concerto, sem dramaturgia e cenários (comuns nas óperas). Tem como intérpretes os solistas, coros e orquestras. Às vezes, conta com um narrador e quase sempre tem temática religiosa.

Principal rádio de música clássica do país

Especializada em música de concerto e jazz, a MEC FM dedica grande parte de sua grade à transmissão de música erudita e instrumental. A emissora leva ao ar grandes compositores brasileiros e estrangeiros de todos os tempos, além das faixas especiais reservadas ao jazz e à música popular brasileira.

Atualmente, a Rádio MEC integra o sistema público de rádio, gerido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A estação é sucessora da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que inaugurou a radiodifusão no Brasil em 1923, sob o comando de seu idealizador, o carioca Edgard Roquette-Pinto.

Os ouvintes do Rio de Janeiro podem conferir os conteúdos da programação nas frequências 99,3 MHz (FM) e 800 kHz (AM). Já em Brasília, a Rádio MEC ocupa os 800 kHz (AM). A programação da Rádio fica disponível na Internet pelo aplicativo EBC Rádios (Android e iOS) e no site radiomec.ebc.com.br

Serviço:

Rádio MEC FM – Especial Semana Santa 2021

De sexta-feira, 2 de abril, a domingo, 4 de abril.

99,3 MHz (FM) | radiomec.ebc.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui