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Banco do Brasil divulga resultado do Edital de Seleção de Projetos para os Centros Culturais 2021/2022

Selecionados 138 projetos para compor a programação dos quatro CCBBs.

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Está disponível no site www.bb.com.br/patrocinios o resultado do Edital de Patrocínio Centro Cultural Banco do Brasil 2021/2022. Foram selecionados 138 projetos, que poderão compor a programação dos Centros Culturais Banco do Brasil Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) nos próximos dois anos. Desse total, 41 são de Artes cênicas, 34 de Cinema, 22 Exposições, 15 de Ideias, 21 de Música e cinco (5) do Programa Educativo. A lista completa você encontra aqui.

Durante o período de inscrições, realizado entre 06 de abril e 05 de junho de 2020, o BB registrou o recorde histórico de 9.944 projetos inscritos, um aumento de mais de 50% em relação ao último (2019/2020), que recebeu 6.562 propostas.  

Puderam inscrever projetos os produtores (pessoa física ou jurídica) de qualquer lugar do Brasil e não só das cidades onde estão localizados os CCBBs.   

“A seleção de projetos se destaca não só pela quantidade, dado o número expressivo de inscrições que recebemos, mas, principalmente, pela qualidade das propostas. Vemos, em tudo isso, a expressão da confiança e da valorização da classe artística e do público aos CCBBs, esses espaços que se mantém com tanto zelo na vida dos brasileiros”, afirma Cláudia Kakinoff, diretora de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil. “Traremos, para os próximos anos, novas aventuras e experiências para os frequentadores porque, enquanto BB, seguimos cuidando do que é valioso para as pessoas”, completa.  

Seleção de projetos    

Todos os projetos inscritos foram avaliados com base em critérios pré-determinados e de acordo com valores estratégicos, linha de atuação e eixo curatorial constantes no regulamento do Edital. As análises foram realizadas por comissão formada pelas equipes técnicas dos CCBBs e especialistas do mercado cultural.    

A curadoria da programação foi norteada por premissas como: relevância conceitual e temática, acessibilidade e originalidade, com o objetivo de proporcionar ao público diversificadas experiências culturais e formas de experimentação do conteúdo. Para tanto, foram considerados, dentre outros, a valorização da brasilidade, a inovação, a acessibilidade, a experiência do público e a cultura internacional A escolha dos projetos foi orientada, ainda, pela viabilidade técnica e adequação física de cada Centro.    

Os CCBBs    

A suspensão das atividades presenciais nos CCBBs, em março, como medida de segurança contra o novo coronavírus, propiciou a criação do projeto #CCBBemCASA. Por meio das redes sociais e do site bb.com.br/cultura, os Centros passaram a disponibilizar conteúdos exclusivos da programação a um público amplo e diverso.   Em setembro, seguindo as recomendações governamentais locais, o CCBB Rio de Janeiro e o CCBB Brasília puderam retomar suas atividades presenciais, adaptados às novas regras de segurança sanitárias. Os CCBB São Paulo e Belo Horizonte permanecem com suas atividades presenciais suspensas.      

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