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Indústria supre mais da metade de demanda por produtos usados no combate ao coronavírus

Queda nas importações da maioria dos 284 produtos usados no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e que tiveram redução de imposto indica que empresas brasileiras foram capazes de suprir demanda interna

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Divulgação

Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que as empresas nacionais foram capazes de suprir a demanda interna por mais da metade dos produtos usados no combate ao novo coronavírus. O estudo considerou o fluxo de 284 bens utilizados no enfrentamento à pandemia que tiveram imposto de importação reduzido a zero. A conclusão é que, para um total de 55% desses produtos, houve queda ou manutenção nos valores importados no primeiro semestre de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019.

“A MEDIDA DO GOVERNO FOI IMPORTANTE PARA O ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DE COVID-19. A BOA NOTÍCIA É QUE OS NÚMEROS INDICAM QUE A INDÚSTRIA NACIONAL FOI CAPAZ DE SUPRIR A DEMANDA INTERNA PELA MAIORIA DOS PRODUTOS ASSIM COMO FOI FUNDAMENTAL PARA EVITAR QUE OS EFEITOS DA PANDEMIA FOSSEM AINDA PIORES. A INDÚSTRIA MOSTROU QUE DEVE ESTAR NO CENTRO DE UMA ESTRATÉGIA DE RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA”, AFIRMA O DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL DA CNI, CARLOS EDUARDO ABIJAODI.

Entre os itens que registraram maiores quedas no valor importado estão medicamentos, sabões medicinais e automóveis para usos especiais. Na outra ponta da lista, dos bens que registraram alta na importação, destacam-se respiradores automáticos; medicamentos usados na sedação de pacientes; termômetros clínicos; e máscaras e artefatos confeccionados com falso tecido. Mesmo no caso desses produtos, há indicativos de que a indústria nacional elevou sua produção.

No total, considerando todos os bens, houve alta de 14% no valor importado. No geral, o valor acumulado no primeiro semestre deste ano de importação dos produtos da lista de isentos de imposto foi de US$ 8,7 bilhões, US$ 1 bilhão a mais que o registrado no mesmo período de 2019.

CidadeMarketing com informações do CNI.

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Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

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