Início Notícias Coronavírus: brMalls reúne especialistas para ajudar pequenas empresas a enfrentarem crise provocada...

Coronavírus: brMalls reúne especialistas para ajudar pequenas empresas a enfrentarem crise provocada pela Covid-19

Série de webinars faz parte do programa "Juntos pelo Varejo", desenvolvido pela companhia para auxiliar varejistas durante o período do novo Coronavírus no país

0

O cenário de isolamento social, com o comércio restrito às atividades consideradas essenciais, atingiu em cheio o varejo no Brasil. Com as lojas e centros de compras fechados, seguindo determinações do poder público, os empreendedores vêm enfrentando o desafio de manter suas operações durante a pandemia. Para colaborar com informações sobre o setor e divulgar boas práticas já adotadas no mercado, a brMalls lançou um canal de webinars com a participação de executivos e especialistas, que compartilham suas experiências e recomendações. Essa é a primeira de uma série de iniciativas do programa “Juntos pelo Varejo”, cujo objetivo é apoiar os pequenos e médios varejistas nesse momento desafiador, por meio da implementação e curadoria de conteúdos que agreguem valor aos lojistas.

Sendo um dos setores que mais emprega no país, o varejo ainda busca entender quais medidas podem implementar em relação aos seus quadros de funcionários durante o período de interrupção das operações. Por isso, na próxima segunda-feira (13), às 18h, a brMalls promove o webinar com o tema “Como conduzir as relações trabalhistas no cenário atual?”. O encontro virtual contará com a participação dos advogados Domingos Fortunato, sócio no Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados; Cibelle Goldfarb, sócia no Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados; e Renata Rouchou, Diretora de Expansão da Casa Bauducco. O debate será mediado por Claudia Lacerda, Diretora Executiva Jurídica da brMalls. Entre os assuntos a serem abordados pelos especialistas, destacam-se as Medidas Provisórias editadas pelo Governo Federal, que impactam de forma direta a relação empregador e empregado. 

A sessão inaugural dos webinars foi dedicada ao tema “Gestão de Caixa em Tempos de Crise” e reuniu Donato Ramos, Diretor Executivo da Imaginarium, diretor do Grupo Uni.co, sócio da Squadra Investimentos e mentor Endeavor; e Gustavo Brigagão, sócio fundador do escritório Brigagão, Duque Estrada Advogados, e Presidente da Associação Brasileira de Direito Financeiro. Durante a transmissão ao vivo, os dois executivos compartilharam sugestões sobre como manter fluxo de caixa saudável e quais tributos priorizar ou postergar no atual momento. A mediação foi do Diretor Financeiro e de Relação com Investidores da brMalls, Derek Tang.

“Sabemos o quanto o negócio dos nossos parceiros está sendo impactado e acreditamos que, por meio da união e da colaboração, será possível superarmos esses desafios”, avaliou Tang.

Durante o webinar, Gustavo Brigagão fez um alerta aos lojistas para não deixarem – em qualquer circunstância – de efetuar o pagamento do imposto de renda na fonte, da contribuição previdenciária e do ICMS sobre a substituição tributária. Segundo o especialista, esses “são tributos onde o devedor é a pessoa de quem você retém o tributo. Quando você retém e não passa aos cofres públicos, no entendimento da legislação penal, você está se apropriando desse valor indevidamente”. Por outro lado, o advogado orientou sobre a possibilidade do adiamento da quitação de tributos já diferidos pelo governo, como aqueles associados ao Simples Nacional, contribuições do Sistema S, ICMS e ISS de acordo com o município. 

A atenção às ações do governo também é estratégia para usufruir ao máximo de medidas que possibilitem o gerenciamento do fluxo de caixa nesse período de atividade comercial limitada. Para Donato Ramos, quem puder deve antecipar recebíveis e negociar com fornecedores e bancos para postergar pagamentos e obter recursos. A medida pode contribuir para superar a crise e criar uma estratégia de retomada gradual. “Os varejistas devem ter como foco principal a manutenção de sua sustentabilidade nesse período de operação sem receita. Recomendo que preservem as relações com o time, fornecedores e instituições financeiras para o pós-crise. É fundamental que busquem esse diálogo com transparência e honestidade”, afirmou o executivo. 

Essa não é a primeira iniciativa de apoio a lojistas realizada pela brMalls. Em parceria com a Endeavor, a companhia criou há dois anos o brMalls Partners, maior programa de aceleração de empresas do varejo em atividade no país.

Para Jini Nogueira, Diretora Comercial da brMalls, ações como o Juntos pelo Varejo “reforçam o compromisso da brMalls em compreender com mais profundidade as reais dores do lojista, estando próxima para contribuir com conteúdo relevante no momento em que ele mais necessita de apoio”. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui