Início Notícias Instituto TIM abre inscrições para programa de empreendedorismo

Instituto TIM abre inscrições para programa de empreendedorismo

0

Muitos universitários têm ideias incríveis para o seus trabalhos de conclusão de curso – os famosos TTCs – mas falta apoio para tira-las do papel. Esse é justamente o objetivo do Academic Working Capital (AWC), iniciativa do Instituto TIM que oferece apoio financeiro, técnico e de negócios para estudantes que querem transformar seus projetos em startups de base tecnológica. As inscrições para a quinta edição do programa estão abertas até o dia 22 de abril no site awc.institutotim.org.br/inscreva-se.

“Existem diversos programas de incentivo ao empreendedorismo no Brasil, mas a maior parte foca em profissionais experientes e já com o negócio em andamento. O AWC atua em um nicho que não é atendido pela maioria das iniciativas de fomento, dando apoio a universitários que estão apenas com uma ideia no papel”, explica Diogo Dutra, coordenador do Academic Working Capital.

Em quatro anos, o AWC já apoiou o desenvolvimento de mais de 100 projetos inovadores. Na edição de 2018, três trabalhos foram selecionados para participar da HackBrazil, competição que premia ideias inovadoras em disputa realizada na Brazil Conference at Harvard & MIT, evento anual realizado em Boston (EUA). Participarão da final, nos Estados Unidos, o Aqualuz, dispositivo que utiliza de forma simples e sustentável a radiação solar para tornar potável a água de poços ou cisternas; o Helidrop, startup que realiza o controle de pragas utilizando VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados); e o NextCam, sistema de inteligência artificial que identifica riscos para realizar ações preventivas em obras no o setor da construção civil.

Entenda o programa

Podem se inscrever universitários de qualquer área da graduação, com projetos voltados para soluções tecnológicas ou de inovação. Os grupos podem ter até quatro integrantes, todos na graduação e com pelo menos um dos membros na fase final, fazendo o TCC. Estão aptos a participar alunos matriculados em universidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

Os interessados devem se cadastrar desde já no site do programa para receber um e-mail com as instruções de participação. Os autores dos projetos selecionados terão orientação técnica e de negócios, participarão de workshops e serão acompanhados semanalmente por monitores do AWC. Em dezembro de 2019, os jovens empreendedores terão ainda a oportunidade de participar de uma Feira de Investimentos, onde poderão apresentar suas soluções para profissionais do mercado e investidores.

Sobre o Instituto TIM

O Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Define sua atuação em projetos focados em quatro pilares: Ensino (projetos educacionais para crianças e jovens); Aplicações (soluções em software livre); Inclusão (difusão do conhecimento) e Trabalho (novas oportunidades de atuação e capacitação). Em parceria com diversas instituições federais e aproximadamente 70 secretarias municipais e estaduais, como de Educação, Cultura e Planejamento em todo o País, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 500 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas, especialmente, crianças de 6 a 12 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui