Início Notícias Sirene dispara em Barão de Cocais e risco de rompimento da barragem...

Sirene dispara em Barão de Cocais e risco de rompimento da barragem chega ao nível máximo

249
0
Reprodução/Google Maps

A Vale acionou o protocolo para início do nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para a Barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), nesta sexta-feira (22/3).

Essa medida preventiva se faz necessária tendo em vista o fato de o auditor independente ter informado a condição crítica de estabilidade da barragem. Com o nível 3, foi acionada a sirene de alerta que cobre a Zona de Autossalvamento (ZAS), como reforço de medida preventiva, já que a evacuação da área próxima à barragem foi realizada em 8 de fevereiro.

A Vale reitera que continua adotando uma série de medidas preventivas para aumentar a condição de segurança de suas barragens.

Importante lembrar que a Barragem Sul Superior é uma das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale e faz parte do plano de descaracterização anunciado pela empresa.

Vale  informa sobre a barragem Sul de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo

Simultaneamente ao acionamento da sirene em Barão de Cocais, na noite desta sexta-feira (22/03), foi disparado um alarme nas proximidades da mina Brucutu, em Minas Gerais. Assim que a situação foi identificada, foi corrigida pela área técnica. Não houve alteração no nível de segurança da barragem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here