Início Notícias Consumidor Indicador Ipea aponta recuo de 0,5% na demanda por bens industriais em...

Indicador Ipea aponta recuo de 0,5% na demanda por bens industriais em novembro

No acumulado de 12 meses, porém, a demanda cresceu 3,7%, enquanto a produção industrial avançou 1,8%

353
0

O Indicador Ipea Mensal de Consumo Aparente de Bens Industriais, que mede a demanda interna por bens do setor industrial, registrou um recuo de 0,5% em novembro, na comparação com o mês anterior. O resultado foi influenciado pela queda de 0,9% na produção interna líquida de exportações, enquanto as importações de bens industriais cresceram 14,5% no período.

Em relação a novembro de 2017, o indicador apontou alta de 0,6%, superando o desempenho da produção industrial medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – queda de 0,9%. Dessa forma, com base na variação acumulada em doze meses até novembro, a demanda segue registrando ritmo de crescimento mais intenso (3,7%) que a produção industrial (1,8%).

Entre as classes de produção, a demanda interna por bens da indústria de transformação caiu 0,3% ante outubro, enquanto a indústria extrativa mineral registrou a terceira baixa seguida (-1,4%). Dos 22 segmentos da indústria de transformação, somente oito ficaram positivos no mês, com destaque para o consumo aparente de outros equipamentos de transporte, que avançou 60,3%, impactado pela importação de plataformas de petróleo.

Ainda na comparação com outubro, o consumo aparente de bens de capital cresceu 8,7%, enquanto o de bens intermediários também fechou em alta (0,8%). O segmento de bens de consumo duráveis, por sua vez, registrou retração de 6,1%.

Artigo anteriorPão de Açúcar traz especialistas e convida clientes para degustações de cervejas, queijos e cafés especiais
Próximo artigoSamsung lança primeiro smartphone do mundo com 4 câmeras no Brasil por R$ 3,199
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui