Início Notícias Pesquisa de Mercado Inflação pelo IPC-S avançou na última semana de 2018

Inflação pelo IPC-S avançou na última semana de 2018

Com este resultado, o indicador acumulou alta de 4,32%, entre janeiro e dezembro de 2018.

1246
0
Divulgação

O IPC-S de 31 de dezembro de 2018 subiu 0,29%, 0,19 ponto percentual (p.p.) acima da taxa registrada na última divulgação. Com este resultado, o indicador acumulou alta de 4,32%, entre janeiro e dezembro de 2018.
Nesta apuração, cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição partiu do grupo Habitação (-0,13% para 0,20%). Nesta classe de despesa, cabe mencionar o comportamento do item tarifa de eletricidade residencial, cuja taxa passou de -2,37% para -1,27%.
Também registraram acréscimo em suas taxas de variação os grupos: Transportes (-0,92% para -0,63%), Alimentação (0,60% para 0,74%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,29% para 0,44%) e Vestuário (0,24% para 0,69%). Nestas classes de despesa, vale destacar o comportamento dos itens: gasolina (-5,14% para -4,30%), artigos de higiene e cuidado pessoal (-0,04% para 0,60%), laticínios (-2,38% para -2,11%) e roupas (0,31% para 0,99%).
Em contrapartida, os grupos Educação, Leitura e Recreação (0,98% para 0,83%), Despesas Diversas (0,19% para 0,13%) e Comunicação (0,05% para -0,01%) apresentaram recuo em suas taxas de variação. Nestas classes de despesa, vale citar os itens: salas de espetáculo (0,77% para 0,31%), tarifa postal (3,11% para 1,49%) e pacotes de telefonia fixa e internet (0,24% para 0,00%).
A próxima apuração do IPC-S, com dados coletados até o dia 07 de janeiro, será divulgada no dia 08 de janeiro.

CidadeMarketing com informações da FGV.

Artigo anteriorLei sancionada por Jair Bolsonaro busca Prevenção da Gravidez na Adolescência
Próximo artigoNão basta ser criativo
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui