Início Notícias Ministério Público de São Paulo lança campanha “A Regra é Clara”

Ministério Público de São Paulo lança campanha “A Regra é Clara”

556
0

Em outubro, os eleitores brasileiros vão eleger seus representantes políticos pelos próximos quatro anos. Terão a responsabilidade de influir no futuro do país, escolhendo o novo presidente da República, senadores, governadores e deputados estaduais e federais. Com o propósito de ampliar o conhecimento da população sobre a importância da sua participação neste processo, o Ministério Público de São Paulo lança campanha multiplataforma explicando as normas eleitorais, com uma linguagem simples e bem-humorada.

Financiamento de campanhas, compra de votos, uso do poder público durante a campanha eleitoral, cobertura da imprensa e publicidade estão entre os diferentes temas abordados. De acordo com o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, “informação é uma arma fundamental para que o eleitor tenha melhores condições de exercer o seu direito de voto, fortalecendo a democracia brasileira”.

A comunicação multiplataforma, assinada pela VML, agência pro bono do MPSP desde 2013, estabelece um paralelo com o universo do futebol, grande paixão nacional. A começar pela série de spots de rádio, na qual algumas das normas eleitorais são apontadas pelo comentarista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho, autor do bordão “a regra é clara” e primeiro árbitro brasileiro a apitar uma final de Copa do Mundo –  ver spots aqui, aqui e aqui. A campanha também contempla uma cartilha com as “regras” das eleições e ativações nas redes sociais do MPSP (Facebook e Twitter)

Os spots produzidos pela produtora de som Coletiva, que também apoia a iniciativa, simulam a narração e um jogo e apresentam, pela voz do jovem narrador esportivo Pedro Martelli, diversos cenários para a população ficar de olho. Com utilização prevista em diferentes plataformas, eles reforçam que o MPSP está convocando a população para garantir uma disputa sem corrupção.

Para ampliar o conhecimento sobre as leis, também foi criada a cartilha “A Regra é Clara” – escrita por promotores de Justiça especializados no tema. A publicação explica de uma maneira acessível grande parte da legislação eleitoral. De acordo com as promotoras de Justiça Ana Laura Bandeira Lins Lunardelli e Aline Zavaglia, assessoras eleitorais da Procuradoria-Geral de Justiça, o objetivo é chamar a atenção de todos os cidadãos sobre o certo e o errado nas eleições e, assim, garantir que todos conheçam as regras deste jogo.

“A grande maioria dos brasileiros, homens e mulheres de todas as idades, é familiarizada com as regras do futebol. Ao se apropriar da linguagem do esporte, a campanha propõe que o mesmo aconteça com as normas eleitorais, pois como sabemos, quanto mais informados os eleitores, melhor suas decisões”, acrescenta Fernando Taralli, presidente da VML.

Artigo anteriorEm julho, 19% dos brasileiros tiveram crédito negado ao tentarem comprar a prazo, apontam CNDL/SPC Brasil
Próximo artigoGlobosat Play lança aplicativo para Apple TV
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui