Início Notícias Ministério Público de São Paulo lança campanha “A Regra é Clara”

Ministério Público de São Paulo lança campanha “A Regra é Clara”

0

Em outubro, os eleitores brasileiros vão eleger seus representantes políticos pelos próximos quatro anos. Terão a responsabilidade de influir no futuro do país, escolhendo o novo presidente da República, senadores, governadores e deputados estaduais e federais. Com o propósito de ampliar o conhecimento da população sobre a importância da sua participação neste processo, o Ministério Público de São Paulo lança campanha multiplataforma explicando as normas eleitorais, com uma linguagem simples e bem-humorada.

Financiamento de campanhas, compra de votos, uso do poder público durante a campanha eleitoral, cobertura da imprensa e publicidade estão entre os diferentes temas abordados. De acordo com o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, “informação é uma arma fundamental para que o eleitor tenha melhores condições de exercer o seu direito de voto, fortalecendo a democracia brasileira”.

A comunicação multiplataforma, assinada pela VML, agência pro bono do MPSP desde 2013, estabelece um paralelo com o universo do futebol, grande paixão nacional. A começar pela série de spots de rádio, na qual algumas das normas eleitorais são apontadas pelo comentarista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho, autor do bordão “a regra é clara” e primeiro árbitro brasileiro a apitar uma final de Copa do Mundo –  ver spots aqui, aqui e aqui. A campanha também contempla uma cartilha com as “regras” das eleições e ativações nas redes sociais do MPSP (Facebook e Twitter)

Os spots produzidos pela produtora de som Coletiva, que também apoia a iniciativa, simulam a narração e um jogo e apresentam, pela voz do jovem narrador esportivo Pedro Martelli, diversos cenários para a população ficar de olho. Com utilização prevista em diferentes plataformas, eles reforçam que o MPSP está convocando a população para garantir uma disputa sem corrupção.

Para ampliar o conhecimento sobre as leis, também foi criada a cartilha “A Regra é Clara” – escrita por promotores de Justiça especializados no tema. A publicação explica de uma maneira acessível grande parte da legislação eleitoral. De acordo com as promotoras de Justiça Ana Laura Bandeira Lins Lunardelli e Aline Zavaglia, assessoras eleitorais da Procuradoria-Geral de Justiça, o objetivo é chamar a atenção de todos os cidadãos sobre o certo e o errado nas eleições e, assim, garantir que todos conheçam as regras deste jogo.

“A grande maioria dos brasileiros, homens e mulheres de todas as idades, é familiarizada com as regras do futebol. Ao se apropriar da linguagem do esporte, a campanha propõe que o mesmo aconteça com as normas eleitorais, pois como sabemos, quanto mais informados os eleitores, melhor suas decisões”, acrescenta Fernando Taralli, presidente da VML.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui