Início Notícias PROTESTE orienta consumidores na hora de contratar o pacote de intercâmbio

PROTESTE orienta consumidores na hora de contratar o pacote de intercâmbio

Estudar fora é uma vantagem competitiva, mas antes disso, seguir alguns passos são essenciais; Veja quais são

0

Realizar um intercâmbio é o sonho de milhares de jovens brasileiros, seja para aprender um outro idioma ou apenas conhecer novos lugares. Com o tempo, essa experiência ajudará na busca de um novo emprego e trará novos contatos. No entanto, é preciso ter cautela com os processos, principalmente antes do embarque, a fim de garantir a segurança durante toda a viagem e também o melhor preço. A PROTESTE, associação de consumidores, listou as principais dicas que poderão ajudar a planejar essa temporada internacional:
Atenção com os intermediários
As agências tendem a facilitar a vida do estudante, por cooperar com a contratação de escolas, vistos e seguros de saúde. Porém, para não cair em golpes, é imprescindível fazer buscas de reclamações nos sites do Tribunal de Justiça do Estado, Procon e até mesmo em fóruns pela internet e nas comunidades de estudantes que já fizeram intercâmbio. Pedir indicações de amigos ou familiares próximos é uma boa maneira de descobrir se a empresa é idônea.

Documentação correta
Embarcar para outros países requer passaporte e, em alguns casos, também os vistos previamente solicitados. Todos esses gastos não são irrelevantes e exigem que o processo seja feito de maneira correta, ou o estudante perderá os valores investidos caso não obtenha o visto. Seguro viagem normalmente é obrigatório (https://www.proteste.org.br/seguros/seguro-viagem)

Custos detalhados
Custo de vida, acomodação e passagens aéreas costumam impactar no preço final do investimento. Por isso, antes de viajar, é necessário realizar um estudo detalhado dos valores a serem pagos. É recomendado verificar se a agência contratada possui, por meio de parcerias com as operadoras de voos, passagens com descontos e se o país selecionado exige comprovação de renda. Outro ponto é saber o custo de vida no local, os costumes sobre alimentação, custo do transporte público entre outros.

Contrato bem explicado
A PROTESTE alerta que, na hora de assinar o contrato, o consumidor tem o direito de exigir todas explicações possíveis, a fim de esclarecer os pontos citados contratualmente.
Outra dica é solicitar os nomes daqueles que ficarão responsáveis pela solução de problemas relacionados à escola ou à moradia no exterior, e que poderão ser acionados em casos de emergência tanto no país de destino quanto no Brasil e como podem receber o contato do cliente e quais as restrições para isso (dias da semana, horários etc.)
Outra dica é levar uma quantia em dinheiro para se manter por pelo menos 1 mês. Para isso a Proteste possui uma ferramenta para escolher a melhor cotação do mercado para comprar a moeda. https://www.proteste.org.br/dinheiro/cambio
É de suma importância que, toda conversa via e-mail ou celular seja devidamente guardada. Dessa forma, se houver algum problema durante a viagem, o consumidor tem como comprovar o que foi dito anteriormente e que deve ser cumprido. A associação também pode colaborar com aqueles que se sentirem lesados. Basta acessar https://www.proteste.org.br/ ou ligar para 0800 282 2207.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui