A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quarta-feira (3/6) a Resolução RE 2.247/2026. O documento comunica o recolhimento voluntário de lote da Água Mineral Natural sem Gás Crystal. A medida atinge 374,4 mil garrafas de 500 ml.
O produto é fabricado pela Mineração Bom Jesus Ltda. (CNPJ: 07.245.544/0001-62), em Luziânia (GO), cidade a cerca de 60 km de Brasília. A contaminação foi identificada pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Distrito Federal (Divisa/DF).
Qual é o lote afetado?
LZ1 VAL200127 3 P 200126
Fabricação: 20 de janeiro de 2026
Validade: 20 de janeiro de 2027
Tamanho: Garrafa de 500 ml
Fabricante: Unidade de Luziânia (GO)

Como a contaminação foi descoberta
O Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) realizou análise de rotina em amostra do produto. O laudo identificou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa na amostra coletada.
Um teste de contraprova foi conduzido conforme as normas do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). O resultado definitivo confirmou a contaminação. Com isso, a Divisa/DF determinou a interdição local e comunicou o caso à Anvisa.
O perigo da Pseudomonas aeruginosa
A Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria oportunista que vive em ambientes úmidos. Ela representa risco especialmente para pessoas com imunidade baixa, bebês, idosos e pacientes hospitalizados.
Em pessoas saudáveis, o consumo pode causar infecções gastrointestinais, como diarreia, náusea e dor abdominal. Nos grupos de risco, a bactéria pode provocar infecções graves no pulmão, trato urinário e corrente sanguínea. A bactéria apresenta alta resistência a antibióticos comuns, o que torna seu tratamento mais difícil.
O que fazer se tiver o produto em casa
- Não consuma o produto do lote LZ1 VAL200127, fabricado em 20/01/2026.
- Não distribua ou ofereça as garrafas a outras pessoas.
- Aguarde as orientações públicas da empresa sobre devolução e reembolso.
- Em caso de sintomas após consumo do produto, procure atendimento médico.
A mesma bactéria já esteve no centro de outra crise
Em abril de 2026, a Anvisa suspendeu a venda e uso de produtos da marca Ypê após identificar a Pseudomonas aeruginosa e caracterizar risco biológico. É a mesma bactéria detectada agora na água Crystal.
Situação do recolhimento
Segundo a empresa, o recolhimento foi iniciado imediatamente nas distribuidoras. Cerca de 99,2% das unidades do lote já não estariam mais disponíveis nas prateleiras para compra.
A fabricante protocolou documentos junto à Anvisa e realizou investigação interna sobre as possíveis causas. A empresa coopera com as autoridades e adota providências para apurar a ocorrência.
A Anvisa informa que as evidências disponíveis, incluindo o laudo fiscal, indicam ocorrência restrita ao lote informado. A investigação segue em andamento com acompanhamento das vigilâncias sanitárias envolvidas.
O que diz a marca Coca-Cola
A Crystal é uma marca da Coca-Cola e o CidadeMarketing entrou em contato com a equipe de comunicação da companhia para buscar esclarecimentos sobre o recolhimento voluntário do lote informado pela Anvisa.
Em nota enviada ao portal, a Coca-Cola FEMSA Brasil esclareceu que a medida preventiva está relacionada a uma operação conduzida pela Brasal Refrigerantes, empresa parceira do Sistema Coca-Cola responsável pelo envase do lote em questão.
“A Coca-Cola FEMSA Brasil informa que o recolhimento voluntário e preventivo de um lote da Água Mineral Natural Crystal 500 ml sem gás é uma ação conduzida pela Brasal Refrigerantes, unidade industrial parceira do Sistema Coca-Cola.
Esclarecemos que este lote específico foi envasado fora de nossa área de operação e não tem qualquer envolvimento da infraestrutura ou da malha logística da Coca-Cola FEMSA Brasil.
Esta medida preventiva se refere exclusivamente aos produtos envolvidos na ação conduzida pela Brasal, não havendo qualquer relação com as operações da Coca-Cola FEMSA Brasil. A companhia tranquiliza seus consumidores e clientes ao reforçar que suas próprias fontes e unidades de produção operam com total normalidade.
Toda a água Crystal produzida e distribuída pela Coca-Cola FEMSA Brasil segue segura para o consumo regular. Em alinhamento com o compromisso de transparência do Sistema Coca-Cola, orientações sobre substituição ou reembolso devem ser tratadas diretamente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da fabricante responsável.”
A empresa reforçou ainda que suas operações seguem funcionando normalmente e que os produtos fabricados e distribuídos pela Coca-Cola FEMSA Brasil não estão envolvidos na ação de recolhimento anunciada. Consumidores que adquiriram produtos pertencentes ao lote afetado devem buscar orientações diretamente junto ao SAC da fabricante responsável para procedimentos de substituição ou reembolso.



























