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Chevrolet anuncia fabricação de carro elétrico no Ceará

Captiva EV será fabricado a partir de 2026, reforçando expansão da eletrificação no país.

Spark EUV começa a ser produzido na Planta Automotiva do Ceará; Captiva EV será fabricado a partir de 2026, reforçando expansão da eletrificação no país
Divulgação
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A indústria automotiva brasileira entrou oficialmente em uma nova fase com o início da produção do Chevrolet Spark EUV na Planta Automotiva do Ceará (PACE). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (data fictícia, ajustar conforme necessário), durante cerimônia em São José dos Pinhais, que reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin; o governador do Ceará, Elmano de Freitas; ministros; parlamentares e executivos da General Motors e da própria PACE.

A partir de 2026, o Chevrolet Captiva EV também passará a ser fabricado no local, consolidando o Ceará como um novo polo estratégico na rota da eletrificação no Brasil.

Spark EUV inaugura polo multimarcas e consolida o Ceará na rota da eletromobilidade
A produção do Spark EUV marca a inauguração oficial do polo automotivo multimarcas da PACE, estruturado para receber projetos de veículos avançados, especialmente elétricos. O movimento reforça o avanço da eletromobilidade no país e coloca o Ceará em posição de destaque no setor.

A operação surge como parte das celebrações dos 100 anos da GM no Brasil, período em que a montadora consolidou uma cadeia robusta de engenharia, testes, produção e fornecedores. A parceria com a PACE permite à Chevrolet iniciar a produção local de veículos elétricos com racionalidade econômica, flexibilidade e capacidade escalável conforme a demanda nacional evolui.

Produção fortalece economia regional e cria nova fronteira tecnológica no Brasil
Com a chegada do Spark EUV, a PACE passa a operar em sinergia com a GM para ampliar a oferta de veículos elétricos no país. A operação fortalece diretamente:

  • a economia do Ceará, com geração de empregos e renda;
  • a mão de obra local, que passa a operar tecnologias avançadas;
  • o desenvolvimento da cadeia de fornecedores, criando expertise nacional em eletrificação;
  • a competitividade do Brasil na transição para veículos de zero emissão.

O presidente da COMEXPORT, Alan Goldlust, destacou o papel da planta como centro de inovação:
“A PACE reúne condições únicas para apoiar a introdução da mobilidade elétrica no Brasil. Nossa operação no Ceará permite produzir veículos com eficiência, flexibilidade e rigor tecnológico. Estamos preparados para atender às demandas da GM e outros clientes e desenvolver competências que fortalecerão a presença do Estado em uma nova etapa da indústria automotiva”, afirmou.

GM reforça estratégia de eletrificação e aposta no mercado brasileiro
Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, reforçou a importância da produção nacional dos modelos elétricos:
“Trazer a produção do Spark EUV e do Captiva EV para o Brasil é um passo coerente com tudo o que defendemos para a indústria nacional: competitividade, tecnologia e visão de longo prazo. O país tem capacidade, escala e talento para avançar na eletrificação, desde que os movimentos sejam responsáveis e alinhados ao estágio do mercado. A operação na PACE reforça exatamente isso: um modelo de veículo adequado ao momento, que prepara o terreno para a evolução da cadeia produtiva, desenvolve competências locais e fortalece a presença da GM em um dos mercados mais importantes do mundo.”

O executivo ressaltou que a fabricação local dos modelos fortalece a competitividade da Chevrolet no segmento elétrico e prepara o país para futuras expansões.

Spark EUV começa a ser produzido na Planta Automotiva do Ceará; Captiva EV será fabricado a partir de 2026, reforçando expansão da eletrificação no país
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Captiva EV será produzido em 2026 e deve fortalecer o segmento de SUVs elétricos
A confirmação da produção do Captiva EV na PACE a partir de 2026 marca a ampliação natural do investimento da GM no Brasil. O modelo, posicionado no segmento de SUVs elétricos — um dos que mais cresce no país — permitirá à Chevrolet disputar espaço com marcas chinesas e europeias que vêm avançando rapidamente no setor.

Com a produção local, o Captiva EV poderá:

  • chegar ao mercado com preços mais competitivos,
  • acelerar a adoção de tecnologias elétricas,
  • ampliar a escala da eletrificação no Brasil,
  • fortalecer a presença da Chevrolet no segmento premium elétrico.

Ceará ganha protagonismo nacional

A instalação de uma linha de produção de carros elétricos em território cearense representa:

  • um novo marco industrial para o estado,
  • atração de novos investimentos,
  • estímulo à formação técnica e profissional,
  • integração com políticas federais de neoindustrialização e economia verde.

Com Spark EUV e Captiva EV, o Ceará se torna peça-chave na estratégia brasileira de eletrificação automotiva.

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