Em uma trajetória meteórica que o coloca no centro das atenções do tênis mundial, o brasileiro João Fonseca, de apenas 19 anos, disputa neste domingo (26) a maior final de sua jovem carreira: o ATP 500 da Basileia. O adversário na quadra de Roger Federer, seu ídolo, será o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, atual número 18 do mundo.
Fonseca, que já garantiu sua entrada no Top 35 do ranking mundial com a campanha, assegurou a vaga na final após uma semifinal dramática e equilibrada no sábado. Diante do também espanhol Jaume Munar (42º), o jovem de 19 anos e número 46 do mundo (no momento da partida) demonstrou maturidade e poder de reação, vencendo por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (4) e 7/5. O feito na Suíça o consagra como o primeiro brasileiro a alcançar uma final de ATP 500 desde Thomaz Bellucci, em 2010.
A vitória na Basileia, na “casa” de Federer, representa um degrau acima do título de nível ATP 250 conquistado em Buenos Aires, em fevereiro.
Fokina, que ocupa a 18ª posição no ranking, tentará superar o brasileiro e encerrar uma série de vice-campeonatos. Para João Fonseca, além de um título histórico que o faria subir para o Top 30 e o deixaria mais perto de ser cabeça de chave no Australian Open 2026, a final é a chance de vencer um Top 20 em um palco de ATP 500.
O confronto entre João Fonseca e Davidovich Fokina está programado para as 11h30 (horário de Brasília) deste domingo (26).



























