A Região Nordeste reúne condições únicas para liderar a transição para uma economia de baixo carbono no Brasil, com elevada disponibilidade de energia renovável a custos competitivos. Seus estados concentram 78% da capacidade instalada de eólica e solar do país e têm localização geográfica privilegiada, infraestrutura logística forte e mão de obra qualificada. Dessa forma, a região é atrativa para indústrias verdes e de difícil descarbonização, como siderurgia, fertilizantes e químicos, além de segmentos ligados às cadeias de valor da energia renovável, como minerais críticos, baterias e combustíveis de baixo carbono.
Para avançar no diálogo sobre a concretização de todo o potencial da região, com benefícios de desenvolvimento territorial com geração de empregos de qualidade, inclusão e diversidade, e o enfrentamento aos desafios da transição energética, o Consórcio Nordeste, o Banco do Nordeste (BNB) e o Instituto Clima e Sociedade vão reunir especialistas no seminário “Como escalar e acelerar os investimentos sustentáveis no Nordeste: As Oportunidades do Powershoring*”, em 23 de outubro, em Fortaleza. O evento será realizado na sede do BNB, no Passaré.
Serão debatidos temas diretamente ligados ao futuro dos investimentos sustentáveis na região:
• Estratégias regionais e a visão internacional do Brasil para a consolidação da agenda de Powershoring
• Perspectivas de investidores, mecanismos de financiamento e instrumentos de mitigação de riscos para ampliar os investimentos sustentáveis
• Marcos institucionais, clusters industriais de baixo carbono e ecossistemas portuários como vetores de desenvolvimento e descarbonização
• O papel da filantropia e da cooperação internacional na construção de uma agenda comum para o Powershoring
Os painéis, com a participação de representantes estratégicos dos setores público, privado e sociedade civil, nacional e internacional, vão contribuir para a discussão de fortalecimento da capacidade regional de oferecer um ambiente de negócios favorável, estruturar projetos qualificados e desenvolver instrumentos financeiros inovadores que alavanquem investimentos nacionais e internacionais. Esse esforço conjunto poderá ampliar investimentos, fomentar negócios sustentáveis, estabelecer cooperações estratégicas de longo prazo e promover soluções tecnológicas alinhadas às vocações regionais.
São parceiros do evento: Instituto E+ Transição Energética; CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável; CEBC – Conselho Empresarial Brasil China; FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade; e UK PACT – UK Partnering for Accelerated Climate Transitions.
• Powershoring é o termo criado pelo professor de economia da Universidade de Brasília Jorge Arbache para se referir à estratégia de realocar a produção industrial para regiões próximas de fontes de energia renovável abundante e barata e em locais que concentrem insumos essenciais com menor pegada de carbono.
Serviço:
Seminário – Como escalar e acelerar os investimentos sustentáveis no Nordeste: As Oportunidades do Powershoring
SERVIÇO
Dia 23/10 – das 8h30 às 18h
Endereço: Avenida Doutor Silas Munguba 5700 – Passaré, Fortaleza – Auditório do Banco do Nordeste
Programação
8h30 – credenciamento
9h – Abertura com Rafael Fonteles, presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí; Elmano de Freitas, governador do Ceará; Aldemir Freire, diretor de Planejamento do Banco do Nordeste (BNB); Maria Netto, diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS)
9h30 – Keynote speeches:
Neoindustrialização Verde e o Papel do Brasil no Cenário Global e o caso do Nordeste – Geraldo Alckmin – Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
Sustentabilidade e Governança para uma Transição Justa – Izabella Teixeira, co-chairwoman do Lide e ex-ministra de Meio Ambiente (por vídeo)
Estratégias do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para Implementação da Neoindustrialização Verde: Políticas e Instrumentos para o Desenvolvimento do Nordeste – Julia Cortez da Cunha Cruz – Secretária de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC
> 9h50 – Apresentação de estudos de Powershoring:
Powershoring in the Global South: Unlocking Green Industrial Potential
Rosana Santos – Diretora Executiva do E+ Transição Energética
Powershoring e desenvolvimento regional no Nordeste
Paulo Ferraz Guimarães – CEO e Sócio da CEPLAN A Experiência do Industrial
Transition Accelerator na viabilização de projetos de powershoring
Mathias Becker – Sócio Systemiq
> 10h25 – Painel 1 – Visão da região – Como a região está trabalhando a agenda de Powershoring? Onde estamos, para onde vamos?
– Aldemir Freire – Diretor de Planejamento do BNB
– Francisco Ferreira Alexandre – Superintendente da Sudene
– Representante do Consórcio Nordeste
– José Demétrius Silva Moura – diretor empresarial e de relação com o mercado, autoridade portuária Codeba
– Luane Lemos – gerente de Meio Ambiente do Porto de Itaqui e coordenadora-geral da Aliança Brasilieira para Descabornização dos Portos (ABDP)
Mediação: Carlos Gabas – secretário executivo do Consórcio Nordeste
> 11h15 – Painel 2 – Narrativas do Powershoring e o papel da filantropia no desenvolvimento regional e na descarbonização global
– Gabriel Francisco – ClimateWorks Foundation
– Dhaval Negandhi – Program Manager, India and Brazil na Sequoia Climate Foundation
– Ana Terra – Senior Advisor Americas na PIE
– Iago Hairon – Global Program Manager, Open Society Foundation
Mediação: Thais Ferraz, Diretora Programática do iCS
> 12h05 – Keynote speeche:
Da Promessa à Ação: O Nordeste como Vitrine de Soluções Climáticas do Setor Privado à Governança Global
Dan Ioschpe – Campeão de Alto Nível do Clima para a COP30 (por vídeo)
> 12h10 – Painel 3 – Visão dos Investidores – Como desenvolvedores de projetos e outros atores veem o Powershoring?
– Chen Mingming – CFO na State Grid Brazil Holding
– Adriana Waltrick – CEO SPIC Brasil
– Frank Yu – Senior VP of Envision e presidente de Hydrogen Marketing & Sales Product Line na Envision Energy
– Rodrigo Lauria – Diretor de Mudanças Climáticas e Carbono na Vale S/A
– Rodrigo Santana – Co-fundador/ Diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios na Atlas Agro
Mediação: Tulio Cariello – Diretor de Conteúdo e Pesquisa do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC)
13h – almoço
> 14h – Enviados COP30
Visão Estratégica do Powershoring: Oportunidades para o Brasil no Cenário Internacional
Elbia Gannoum – Presidente da Abeeólica e Enviada Especial da COP30 para o Setor de Energia
Marina Grossi – Presidente do CEBDS e Enviada Especial da COP30 para o Setor Empresarial (por vídeo)
Mediação: Maria Netto – Diretora Executiva do iCS
> 14h30 – Painel 4 – Financiamento do Powershoring
– Annette Bettina Killmer – Representante do BID no Brasil
– Luiz Alberto Esteves – Diretor de Análise e Gestão de Operações da Vice-Presidência de Setor Privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF)
– João Augusto Cordovil Carneiro – Responsável por investimos em infraestrutura no Brasil na International Finance Corporation (IFC)
– Leonardo Pereira – Head Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos e para a Transformação Ecológica – BIP, BNDES
– Siddharth Dasgupta- Lead, Industry Decarbonization – Climate Investment Funds (CIF)
Mediação: Jorge Arbache – Professor da Universidade de Brasília e ex-vice-presidente de Setor Privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF)
> 15h30 – Painel 5 – Marco institucional e regulatório para impulsionar o Powershoring
– Rafael Dubeux – Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Fazenda
– João Francisco Paiva Avelino – Diretor do Departamento de Descarbonização e Finanças Verdes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
– Rafaela Guedes – Sênior Fellow no CEBRI
– Maira Krohling Peruzzo – Gerente de Relações Institucionais na Acelen Renováveis
Mediação: Alessandra Fajardo – Diretora Executiva Técnica do CEBDS
> Das 16h30 às 18h – Mesas redondas paralelas:
1 – Clusters Industriais de Baixo Carbono e Ecossistemas Portuários: Destravando a Descarbonização com Cooperação Internacional
2 – Mecanismos financeiros para destravar o Powershoring: aprendizados e construção de uma agenda comum