Início Notícias Consumidor Apagão no Brasil foi causado por incêndio em subestação no Paraná, confirma...

Apagão no Brasil foi causado por incêndio em subestação no Paraná, confirma ONS

Em até 1h30, a energia foi restabelecida em algumas regiões do país.

Em algumas regiões, a falta de energia durou apenas alguns minutos.
IA
Anuncie no CidadeMarketing Anuncie no CidadeMarketing

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou, nesta terça-feira (14 de outubro), que o apagão registrado em diversas regiões do país teve origem em um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, localizada no estado do Paraná. A ocorrência, registrada às 0h32, afetou o Sistema Interligado Nacional (SIN) e provocou a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga, impactando os quatro subsistemas do país: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Segundo o ONS, o incêndio desligou toda a subestação de 500 kV, ocasionando a abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. No momento do incidente, o Sul exportava aproximadamente 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste, o que agravou os efeitos da interrupção.

Os impactos foram significativos: no Sul, houve perda de cerca de 1.600 MW; no Nordeste, de 1.900 MW; no Norte, de 1.600 MW; e no Sudeste, de 4.800 MW. O Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) foi acionado para mitigar os efeitos da falha no sistema elétrico.

O restabelecimento da energia ocorreu de forma gradual e segura. Em até 1h30 após a falha, as cargas das regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste foram totalmente restabelecidas. No Sul, o sistema foi normalizado por volta das 2h30.

O ONS informou que uma reunião emergencial com os principais agentes do setor elétrico será realizada ainda hoje para avaliar a ocorrência. Além disso, uma Análise Preliminar da Perturbação será iniciada para subsidiar a elaboração do Relatório de Análise da Perturbação (RAP), que deve ser concluído até sexta-feira, 17 de outubro.

O episódio reacende o debate sobre a segurança e a resiliência do sistema elétrico nacional, que nos últimos anos vem enfrentando desafios diante de eventos climáticos extremos, aumento da demanda e envelhecimento da infraestrutura.

As expressões “apagão”, “queda de energia” e “apagão no Brasil” ficaram entre os termos mais buscados no Google no início dessa terça-feira (14), segundo dados do Google Trends.

Anúncio Notícia #4 Anuncie no CidadeMarketing Anuncie no CidadeMarketing