O SP Open anunciou nesta segunda-feira (18) os dois primeiros convites para a chave principal de simples: as jovens tenistas Victoria Barros e Nauhany Silva, ambas com 15 anos, que se juntam às brasileiras Beatriz Haddad Maia e Laura Pigossi no torneio que marca o retorno de São Paulo ao calendário da WTA após 25 anos. O evento acontece entre os dias 6 e 14 de setembro, no Parque Villa-Lobos, na capital paulista.
Natural de Natal (RN), Victoria Barros é considerada um dos principais nomes da nova geração do tênis mundial. Conhecida pelo estilo de jogo agressivo, começou a competir no circuito juvenil aos 13 anos, em 2023, ano em que conquistou quatro de seus cinco títulos em torneios ITF.
Em 2024, garantiu o maior título da carreira até o momento, no J300 de Bamberg, na Alemanha, e passou a figurar entre as 25 melhores juvenis do mundo. No mesmo ano, fez sua estreia no circuito profissional, alcançando a semifinal do W15 de Monastir, na Tunísia, e conquistando seus primeiros pontos na WTA.
Desde 2023, Victoria treina sob a supervisão de Patrick Mouratoglou, ex-técnico de Serena Williams, e disputará no SP Open o seu primeiro WTA 250.
“Estou muito feliz em poder participar do meu primeiro WTA e justamente em casa, no Brasil, com a torcida e as pessoas que gostam de mim. Vai ser uma experiência incrível, estou super preparada e sei que vou me divertir muito”, afirmou a potiguar, apelidada de Victorinha.
A paulistana Nauhany Silva, conhecida como Naná, também chega ao torneio como grande promessa do tênis nacional. Aos 13 anos, surpreendeu ao vencer o J30 da Guatemala, torneio até 18 anos, e em 2024 entrou para a história como a primeira jogadora nascida em 2010 a entrar no ranking da WTA.
Atualmente entre as 40 melhores juvenis do mundo, Naná soma quatro títulos de ITF, incluindo o J200 de Assunção, além de ter alcançado as oitavas de final na chave juvenil de Wimbledon este ano.
“Estou muito feliz em jogar um torneio deste nível em casa. É muito gratificante poder jogar com a minha família e meus amigos me apoiando, vai ser uma semana muito especial, ainda mais em um lugar como o Villa-Lobos, onde eu jogava quando era menor”, disse a jovem.
Além das promessas brasileiras, o torneio contará com nomes internacionais como Alex Eala, Hailey Baptiste e Ajla Tomljanovic. A chave principal ainda terá dois convites adicionais e quatro jogadoras vindas do qualifying, programado para os dias 6 e 7 de setembro, também no Parque Villa-Lobos, com entrada gratuita mediante retirada prévia de ingressos.
“Vai ser uma oportunidade única do público ver em primeira mão o futuro do tênis feminino, assim como será especial para elas jogarem o primeiro WTA da carreira ao lado da família e amigos. Torço para que aproveitem essa experiência e usem o SP Open para acelerar a transição para o circuito profissional”, destacou Luiz Carvalho, diretor do SP Open.
Os ingressos Ground Pass já estão à venda no site da Eventim e dão acesso ao Espaço Boulevard, que reúne opções gastronômicas, ativações de patrocinadores, lojas oficiais e um telão interativo. O público também poderá acompanhar treinos e jogos nas quadras secundárias, conforme a programação e a capacidade do local.

O SP Open conta com patrocínio máster de Claro e Heineken 0.0, além de ALLOS, Shopping VillaLobos e BRB. Também apoiam o evento marcas como Prudential, Atvos, B3, Seara Gourmet, Tegra, Engie, Oncoclínicas, Faixa Azul, EMS, World Wine, Revo, Zetaflex, BlueFit Academias, Melitta e Giovanna Baby.
As marcas esportivas oficiais são Slyce e ASICS, com Wilson como fornecedora de bolas. O torneio é realizado pela IMM, promovido pelo ICT e conta com incentivo do Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte, além do apoio da Prefeitura de São Paulo/SPTuris.