Início Notícias Hugo Calderano é impedido de entrar nos EUA e fica fora do...

Hugo Calderano é impedido de entrar nos EUA e fica fora do WTT Grand Smash Las Vegas

Questões burocráticas relacionadas à visita a Cuba em 2023 tiram brasileiro da principal competição de tênis de mesa nos Estados Unidos.

0
Divulgação/Site
Anuncie no CidadeMarketing Anuncie no CidadeMarketing

O mesatenista Hugo Calderano foi impedido de disputar o WTT Grand Smash dos Estados Unidos, que começa nesta quinta-feira (3), em Las Vegas, devido a uma questão burocrática envolvendo a entrada no país. Atual número um das Américas e uma das principais esperanças de medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o atleta está fora da competição por não conseguir a tempo a liberação do visto americano.

Detentor de cidadania portuguesa, Hugo costuma entrar nos Estados Unidos utilizando o programa ESTA (Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem), disponível para países da União Europeia por meio do Programa de Isenção de Visto. No entanto, após realizar a solicitação padrão, o brasileiro foi informado pelas autoridades da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) que não era mais elegível ao programa.

A negativa está relacionada à viagem realizada a Cuba em 2023, quando Hugo participou do Campeonato Pan-Americano e do evento classificatório para os Jogos de Paris, organizados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).

Diante do imprevisto, Hugo buscou alternativas para garantir sua presença em Las Vegas. Com apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA (USOPC), o agendamento emergencial para o visto regular foi aprovado. Porém, não havia horários disponíveis para a entrevista consular que permitisse a chegada antes do início do torneio.

“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, desabafou Calderano.

A ausência no WTT Grand Smash chega em um momento especial da carreira do atleta. Nos últimos dois meses, Hugo conquistou a Copa do Mundo de Tênis de Mesa e a medalha de prata no Mundial, resultados históricos para o Brasil. No último fim de semana, também venceu o WTT Star Contender Ljubljana, somando seu oitavo título no circuito WTT desde 2021.

Anúncio Notícia #4 Anuncie no CidadeMarketing Anuncie no CidadeMarketing

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui