Início Notícias Petrobras aumenta gás de cozinha em 3,4% no Brasil

Petrobras aumenta gás de cozinha em 3,4% no Brasil

0
Divulgação

A Petrobras informa que os preços do Gás Liquefeito de Petróleo de uso residencial (GLP-P13, ou gás de cozinha) serão reajustados no próximo domingo, 05/05. O preço de venda nas refinarias da companhia será de R$ 26,20, na média nacional, para envase em botijão de 13 quilos, alta de R$ 0,87 em relação aos preços vigentes desde o inicio de fevereiro deste ano.

O preço do GLP-P13 nas refinarias representa 37% do preço final do botijão ao consumidor, enquanto 19% equivalem a tributos e 44% a margens de distribuição e revenda. Os principais fatores para o ajuste nas refinarias foram a desvalorização do real frente ao dólar e a alta do produto no mercado internacional.

Os ajustes no preço do GLP-P13 são aplicados trimestralmente, conforme metodologia definida em 18/01/2018, que permite suavizar os impactos derivados da transferência da volatilidade externa para os preços domésticos. O mecanismo concilia, de um lado, a necessidade de praticar preços para o GLP referenciados no mercado internacional e, de outro, a Resolução 4/2005 do Conselho Nacional de Política Energética, que “reconhece como de interesse para a política energética nacional a comercialização, por produtor ou importador, de gás liquefeito de petróleo (GLP), destinado exclusivamente a uso doméstico em recipientes transportáveis de capacidade de até 13kg, a preços diferenciados e inferiores aos praticados para os demais usos ou acondicionados em recipientes de outras capacidades”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui