Início Notícias ONU presta solidariedade à França e promete ajuda para restaurar Catedral de...

ONU presta solidariedade à França e promete ajuda para restaurar Catedral de Notre-Dame

0
Reprodução/Twitter

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse nesta segunda-feira (15) estar “horrorizado com as imagens do incêndio que devastou a Catedral de Notre-Dame”, em Paris.

Segundo agências de notícias, o alarme foi dado por volta das 18h30, hora local, e ainda não são conhecidas as causas do fogo. O edifício histórico estava sendo renovado.

Em mensagem publicada no Twitter, o chefe da ONU disse que a catedral é “uma joia única que reina sobre Paris desde o século XIV”. Guterres acrescentou que seus “pensamentos estão com o povo e o governo francês”.

A diretora-geral da UNESCO disse que a agência “acompanha de perto a situação” do incêndio.

A chefe da agência das Nações Unidas lembrou que a catedral foi classificada como Patrimônio Mundial em 1991. Audrey Azoulay disse que o organismo internacional “está do lado da França para salvar e restaurar esta herança de valor incalculável”.

Em mensagem publicada no Twitter, a representante disse sentir “emoção profunda” ao ver as imagens do fogo.

A presidente da Assembleia Geral da ONU, María Fernanda Espinosa, também publicou uma mensagem afirmando estar “profundamente triste” com as imagens do incêndio.

Ela acrescentou que o edifício é “uma das joias da herança cultural da França e da Europa” e que está do lado “do povo e do governo da França”.

Agências de notícias afirmam que o edifício foi evacuado e que não há vítimas.

O edifício, cuja construção foi iniciada no ano de 1163, é uma das atrações turísticas mais populares da Europa, recebendo cerca de 13 milhões de visitantes todos os anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui