Início Notícias Sirene dispara em Barão de Cocais e risco de rompimento da barragem...

Sirene dispara em Barão de Cocais e risco de rompimento da barragem chega ao nível máximo

0
Reprodução/Google Maps

A Vale acionou o protocolo para início do nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) para a Barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), nesta sexta-feira (22/3).

Essa medida preventiva se faz necessária tendo em vista o fato de o auditor independente ter informado a condição crítica de estabilidade da barragem. Com o nível 3, foi acionada a sirene de alerta que cobre a Zona de Autossalvamento (ZAS), como reforço de medida preventiva, já que a evacuação da área próxima à barragem foi realizada em 8 de fevereiro.

A Vale reitera que continua adotando uma série de medidas preventivas para aumentar a condição de segurança de suas barragens.

Importante lembrar que a Barragem Sul Superior é uma das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale e faz parte do plano de descaracterização anunciado pela empresa.

Vale  informa sobre a barragem Sul de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo

Simultaneamente ao acionamento da sirene em Barão de Cocais, na noite desta sexta-feira (22/03), foi disparado um alarme nas proximidades da mina Brucutu, em Minas Gerais. Assim que a situação foi identificada, foi corrigida pela área técnica. Não houve alteração no nível de segurança da barragem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui