Início Notícias Pesquisador da Universidade de Swinburne palestra sobre “Os efeitos da evolução de...

Pesquisador da Universidade de Swinburne palestra sobre “Os efeitos da evolução de dados ligados”

Palestra acontecerá no dia 21 de fevereiro, às 14h, no auditório do CTI Renato Archer, em Campinas.

0

O pesquisador Ahsan Morshed, da Universidade de Swinburne (Austrália), estará presente no Centro de Tecnologia de Informações Renato Archer para apresentar a palestra “Os efeitos da evolução de dados ligados na Web”. A palestra, que terá início às 14h, na cidade de Campinas, abordará os desafios relacionados com a manutenção da enorme massa de dados estruturados e interligados em toda Web. O foco da apresentação estará no desenvolvimento de novos algoritmos, métodos e ferramentas para lidar com a sua consistência.

A palestra é aberta para todos os interessados e tem como público-alvo pesquisadores, estudantes e interessados no tema. Inscreva-se, até o dia 19 de fevereiro, no formulário abaixo.


Mais sobre o tema: A área de dados ligados (linked data) diz respeito à publicação e interligação de dados estruturados em toda Web por meio do uso de tecnologias da Web Semântica, tais como modelos RDF e ontologias computacionais.  A definição de ligações entre recursos distintos desempenha um papel fundamental para a interconexão de grandes bases de dados na Web. No entanto, a manutenção de grandes conjuntos de dados ligados, tais como o mapeamento de fenômenos de evolução entre ontologias de domínios complexos, como os da saúde e agricultura, ainda é um problema em aberto.

Sobre o palestrante: Dr. Ahsan Morshed é pesquisador da Universidade de Swinburne (Austrália) na área de análise de dados (Data Analytics). Atua em tópicos relacionais a Web semântica, aprendizagem de máquina, ciência de dados, visualização da informação (visual analytics), integração de dados e dados ligados abertos.  

Para realizar sua inscrição, acesse

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui