Início Notícias No Mundo da Bola apresenta série especial “Os Setentões” a partir de...

No Mundo da Bola apresenta série especial “Os Setentões” a partir de fevereiro na TV Brasil

0
No Mundo da Bola - Carlos Alberto Parreira e Sergio Du Bocage. Reprodução

Mesa redonda dominical da TV Brasil no ar às 21h, o programa No Mundo da Bola lança este mês a série “Os Setentões”. O quadro traz entrevistas especiais com ex-jogadores, técnicos e demais profissionais do futebol que têm muita experiência e história contar. O bate-papo é conduzido pelo apresentador e jornalista Sergio Du Bocage.

A série “Os Setentões” começa com um convidado multicampeão – o ex-treinador Carlos Alberto Parreira, campeão mundial com a seleção brasileira nas Copas de 1970 como preparador físico e 1994 como técnico. Com 11 Mundiais no currículo, ele é recordista em participações em Copas do Mundo como técnico de diferentes seleções.

As entrevistas ficam disponíveis no site do No Mundo da Bola na página da TV Brasil (http://tvbrasil.ebc.com.br/no-mundo-da-bola). Também será veiculada no programa Stadium, da TV Brasil, e na programação da Rádio Nacional.

Na descontraída conversa, o ex-técnico Carlos Alberto Parreira aborda temas como a sua trajetória no esporte, a evolução técnica e tática do futebol e a seleção brasileira.

Logo de início, Parreira se diz realizado. “Não falta nada. Aquele sonho de menino, de um dia trabalhar com futebol, quem sabe chegar à seleção brasileira, ser preparador físico, ele foi plenamente realizado. Agora que estou aposentado, vejo o futebol com alegria e satisfação”, afirma para a produção da emissora pública.

Trajetórias, conquistas e análises

Às vésperas de comemorar 76 anos, em 27 de fevereiro, Parreira fala sobre o início da trajetória profissional como preparador físico, lembra dos tempos como técnico do Fluminense e recorda os momentos vividos do chamado “mundo árabe”.

Carlos Alberto Parreira explica como se tornou técnico e comenta os títulos que obteve como treinador do Fluminense, seu time de coração, no Campeonato Carioca de 1975 e no Brasileirão de 1984. Também destaca a conquista da Série C com o clube em 1999.

Os títulos da Copa do Brasil e do Torneio Rio-São Paulo com o Corinthians em 2002 também são assuntos do ex-técnico que também rememora a campanha no Bragantino no Campeonato Brasileiro de 1991 quando foi derrotado pelo São Paulo de Telê Santana.

A aposentadoria é outro assunto da entrevista com o jornalista Sergio Du Bocage. Formado em Educação Física, Carlos Alberto Parreira conta como se sente agora fora do ambiente de futebol na sua rotina.

Ele comenta a experiência como observador da Fifa, analisa a evolução técnica e tática do futebol, aborda a mudança do esporte a partir da Copa do Mundo de 1966 e debate o uso da tecnologia no esporte.

Parreira também reflete sobre a realização da Copa do Mundo em mais de um país-sede, mas não soube dizer quem é o país do futebol no momento. É uma pergunta que não tem resposta.

A trajetória profissional na seleção a partir da Copa do Mundo de 1970 ganha destaca na conversa. Parreira explica a preparação de Pelé e de Carlos Alberto Torres para aquele Mundial. Recorda a conquista da Copa de 1994, a derrota em 2006 e a goleada de 7 a 1 para a Alemanha.

O ex-técnico revela como foi a convocação do craque Romário para a Copa do Mundo de 1994. Por fim, analisa o desempenho de Neymar e dá uma dica para o atual treinador da amarelinha, Tite, ser campeão em 2022 no Catar.

Sobre o programa

Com uma hora e meia de duração, o No Mundo da Bola recebe semanalmente convidados para uma conversa descontraída sobre os principais resultados esportivos da semana, com destaque para o futebol.

Apresentado por Sergio du Bocage com a participação do comentarista titular Marcio Guedes, a cada edição, o programa traz uma enquete que conta com a participação dos telespectadores e dos comentaristas.

Em 30 anos, o programa passou por mudanças. A atração surgiu como “Esporte Visão”. Depois, entre o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000 passou a se chamar “Debate Esportivo”. Em curto período, teve o título de “Ataque” até que em 2002 volta ao nome original com redação diferente: “EsporTVisão”.

Pela bancada já passaram grandes nomes da resenha esportiva brasileira como os saudosos Luiz Mendes, o “comentarista da palavra fácil”; Achilles Chirol e Alberto Léo, além de profissionais como o ex-narrador Januário de Oliveira, atualmente aposentado, criador de vários bordões que estão na memória afetiva dos torcedores de futebol.

Desde 16 de junho de 2013, a atração entra no ar pela TV Brasil e é transmitida também pela Rádio Nacional como “No Mundo da Bola”. A expressão remete aos melhores tempos do radiojornalismo esportivo, pois é um dos programas mais tradicionais da emissora. O “No Mundo da Bola” foi criado em 1930, na Rádio Nacional, sob o comando do locutor esportivo Antônio Cordeiro.

Serviço

No Mundo da Bola – domingos, a partir de fevereiro de 2018, às 21h, na TV Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui