Início Notícias Vale reforça estratégia para resgate emergencial de animais em Brumadinho/MG; 98 animais...

Vale reforça estratégia para resgate emergencial de animais em Brumadinho/MG; 98 animais estão sob o cuidado e tratamento de médicos veterinários

0
Divulgação

Começou a atuar neste domingo (3/1), em Brumadinho, um helicóptero especializado no resgate emergencial de animais. A aeronave, disponibilizada pela Vale, tem as mesmas funções dos helicópteros utilizados no resgate de fauna terrestre pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

O helicóptero permitirá o deslocamento mais ágil das equipes, assim como o acesso às áreas mais remotas da zona impactada pelo rompimento da barragem. A aeronave também facilitará o trabalho de identificação das melhores áreas para a soltura dos animais já tratados e recuperados.

Um dos equipamentos que mais vai ajudar nas ações de resgate é o heli-basket, uma cesta acoplada à área externa do helicóptero para transporte de animais de pequeno e médio portes, com capacidade para até 113 kg. Já os animais de grande porte precisam ser içados pela aeronave.

Cerca de 40 profissionais trabalham em quase 30 equipes de resgate da fauna local, nas duas margens do rio Paraopeba. A ação é coordenada pela equipe de biólogos da Vale, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária, e conta com a mobilização de voluntários para auxiliar no recebimento dos animais no Hospital de Campanha. A força-tarefa é formada por veterinários, biólogos, auxiliares e conta também com voluntários, consultores e empregados da Vale.

Caso alguém tenha informações sobre animais em situação de risco e resgatados, pode informar à empresa pelos números 0800 0310831 (Alô Brumadinho), 0800 285 7000 (Alô Ferrovias) e 0800 821 5000, ou ligue para o Corpo de Bombeiros.

Hospital de Campanha

O Hospital de Campanha montado pela Vale para receber animais resgatados já registra 98 indivíduos que estão sob o cuidado e tratamento de médicos veterinários, além de intensivistas e plantonistas 24 horas por dia. A lista inclui aves, pássaros, répteis, equinos, bovino, felinos e caninos.

O hospital funciona em uma fazenda alugada pela Vale e serve de base de apoio para as equipes de resgate. A unidade está apta para receber animais de grande porte, domésticos e silvestres. Inicialmente é feita uma triagem por espécie e, dependendo da necessidade, é feita a medicação.

A estrutura montada para realizar o acolhimento é composta por baias e coches para bovinos, piquetes para ovinos e suínos, gradil para cães, área para animais silvestres e uma piscina para acomodar peixes. Além disso, o hospital tem o suporte de ônibus móvel equipado para realizar cirurgias nos animais que chegam em estado mais grave. Ao todo, o trabalho envolve a participação de 30 profissionais.

Assistência e auxílio-funeral

A empresa está disponibilizando assistência e auxílio-funeral às famílias das vítimas fatais atingidas pelo rompimento. A assistência inclui despesas de cartório, translado de corpos, urnas adornos, jazigos, sepultamento e afins. Será pago também auxílio-funeral no valor de R$3.928,34.

Com objetivo de aprimorar sua atuação e seguindo a orientação do IBAMA, a Vale está implementando a instalação de sombreamento com conforto térmico para os animais, o aumento da estrutura dos canis, entre outras ações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui