Início Notícias Digital Ministério Público de São Paulo notifica Google sobre vídeos publicitários criados por...

Ministério Público de São Paulo notifica Google sobre vídeos publicitários criados por Youtubers crianças

0

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) entrou com uma ação civil pública para a remoção de vídeos publicitários feitos por youtubers crianças. Para o MP-SP há prática abusiva de empresas ao formarem parcerias com crianças que gravam vídeos para a plataforma.

Entre os vídeos mencionados pelo órgão, estão os que crianças desembrulham brinquedos recebidos de empresas. A prática é popularmente conhecida pelo termo em inglês “unboxing”.

Na denúncia, o MP-SP destaca uma ação promocional da Mattel Brasil. A empresa de brinquedos contatou uma influenciadora digital mirim para lançar desafios relacionados aos produtos Monster High. Os vencedores participariam de um evento promovido pela própria Mattel.

De acordo com o Ministério Público, a ação utilizou “estratégias abusivas de comunicação mercadológica” direcionada ao público infantil. Sendo assim, o MP-SP destaca que “empresas tem se aproveitado da hipervulnerabilidade tanto da criança youtuber, como da criança espectadora”.

Em contato com o Google, empresa responsável pelo Youtube, afirmou que não comenta casos isolados.

Os influenciadores digitais Julia Silva, Felipe Calixto, Manoela Antelo, Gabriella Saraivah, Marina Bombonato, Duda MH e canal Vida de Amy são os alvos da ação, aponta a Revista Veja

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui