Início Notícias Samsung comemora resultados das ações sociais voltadas para tecnologia e educação em...

Samsung comemora resultados das ações sociais voltadas para tecnologia e educação em 2018

Programas da empresa ajudaram pessoas a obter novos conhecimentos por meio da tecnologia

0
Divulgação

Promover a cidadania por meio da educação e tecnologia foi um dos objetivos dos programas de Cidadania Corporativa Samsung em 2018. E os resultados não poderiam ser mais satisfatórios. Com o suporte de projetos da empresa, milhares de crianças e jovens tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, preparando-se para o presente e futuro.

“Os resultados obtidos neste ano demonstram o comprometimento da Samsung em investir na melhoria da educação por meio da tecnologia e do protagonismo dos participantes”, diz Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil. “Estamos muito satisfeitos e já empenhados em conquistas ainda mais significativas em 2019.”

Divulgação

Veja, abaixo, alguns programas sociais da Samsung realizados em 2018:

Geração de Futuro

Iniciativa que capacita jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho, o Geração de Futuro formou turmas na capital paulista e em Campinas (SP) em 2018.

No total, a edição deste ano ajudou a formar 138 alunos. A taxa de empregabilidade gerada pelo programa entre 2017 e 2018 foi de 55%, levando em consideração as turmas das duas cidades.

O projeto é uma parceria da Samsung com o Instituto Ser+, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (SENAI-SP), a Escola Nacional de Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) e a Fundação Procon-SP.

Engenhoca Criativa

Cerca de 160 jovens de 14 a 24 anos, de quatro comunidades da zona sul de São Paulo, integraram o Engenhoca Criativa em 2018. O objetivo do programa é democratizar o acesso à tecnologia unindo a formação humana à digital.

O resultado foi um conjunto de “invenções” dos alunos que incluem um regador sustentável, carrinhos de papelão e de rolimã e até mesmo um aspirador de pó. Integraram os projetos, ainda, um aplicativo contra a depressão, um cofre e uma cidade automatizada.

O programa foi realizado em parceria com a Associação AlfaSol (Associação Alfabetização Solidária) e a Explorum Educacional.

Code IoT

Na plataforma Code IoT, tanto professores quanto estudantes encontram seis cursos com aulas disponíveis em português, inglês e espanhol: introdução à Internet das Coisas, aprendendo a programar, eletrônica básica, programação física, desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis e objetos inteligentes conectados. Além da plataforma digital, a equipe do Code IoT também oferece aulas presenciais.

Desde o início do programa, mais de 40 mil pessoas já se registraram na plataforma digital, enquanto mais de 714 educadores foram certificados pelas aulas presenciais no Code Day.

O Code IoT é um programa da Samsung em parceria com o LSI-TEC (Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico).

Voluntariado

Em 2018, funcionários da Samsung realizaram ações e atividades solidárias. Entre elas, o Open Day com Geração de Futuro reuniu 39 voluntários, que receberam jovens participantes do programa da marca.

Já o Mergulho da Inclusão, iniciativa da empresa em parceria com a ASID, contou com 32 voluntários, que levaram jovens e crianças com Síndrome de Down da ONG ADID para uma vivência no Aquário de São Paulo. No Projeto Casulo, 39 funcionários participaram do Mão na Massa, em que crianças atendidas pela ONG puderam realizar uma gincana educativa.

Maratona UNICEF Samsung

Alunos de escola pública, professores, designers e programadores de todo o país são os participantes da Maratona UNICEF Samsung, lançada em 2018. O foco é a criação de projetos de aplicativos voltados aos anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano). Foram mais de 100 equipes inscritas, das quais 31 chegaram à final.

A Maratona é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Samsung, desenvolvida em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), por meio do programa Brasil Mais TI.

Respostas para o Amanhã

No fim de 2018, três escolas públicas brasileiras foram premiadas na quinta edição do prêmio Respostas para o Amanhã.

A iniciativa da Samsung coordenada pelo CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) visa ao desenvolvimento de projetos multidisciplinares que envolvam alunos e professores em prol de melhorias nas comunidades onde vivem.

Ao todo, foram homenageados sete professores e 82 alunos. As três equipes foram selecionadas entre 1.128 projetos, de 561 municípios de todos os Estados do país, num total de 46.234 alunos participantes.

O programa conta, ainda, com a parceria da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e também com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Trajetórias de Sucesso Escolar

A estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar é uma iniciativa lançada em 2018 pelo UNICEF em parceria com a Samsung e a Cidade Escola Aprendiz que, entre outras ações, disponibiliza dados sobre a situação do atraso escolar no Brasil.

A iniciativa foi abordada no seminário “Promoção de Trajetórias de Sucesso Escolar”, realizado em agosto, em Brasília. A partir da ferramenta, é possível levantar diversas informações que podem ajudar a melhorar o ensino no País.

Samsung oferece mais do que produtos para você ir além
A Samsung, líder mundial em tecnologia, oferece um portfólio de produtos para as pessoas desafiarem os seus limites e barreiras para alcançarem seus sonhos e objetivos de vida. A empresa tem a inovação em seu DNA e investe constantemente em pesquisa em desenvolvimento para oferecer o que existe de mais avançado em tecnologia para seus usuários. As pessoas são o foco principal da marca e, por este motivo, a Samsung oferece uma série de serviços, benefícios e experiências exclusivas para os clientes por meio dos programas de pós venda Samsung Care e Samsung Club, e pelo Samsung Social, programa de patrocínio a Institutos e Fundações para um mundo mais inclusivo e sustentável. Nós fazemos o inesperado para que você faça o impossível. #DoWhatYouCan’t.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui