Início Artigos Martha Gabriel Seu negócio é Escalável?

Seu negócio é Escalável?

0
Reprodução

Escalabilidade é a palavra de hoje, e é uma dimensão extremamente importante de qualquer negócio, porque impacta a sua produtividade e vantagem competitiva.

Ser escalável é ter a capacidade de mudar de tamanho – portanto, de escala – conforme a necessidade.

Quanto mais escalável for um negócio, maior a sua facilidade para se adaptar à cenários complexos, como o atual. A escalabilidade procura minimizar recursos e maximizar resultados, definindo o quanto uma empresa pode multiplicar sua renda sem ter que aumentar seus custos na mesma proporção.

As tecnologias digitais ampliaram consideravelmente as possibilidades de escalar qualquer negócio, pois aumentam significativamente a quantidade e alcance dos canais de comunicação e vendas. E, ainda, se o produto for digital, como, por exemplo e-books e jogos, os canais de distribuição também se ampliam.

Algumas empresas conseguem escalar exponencialmente, ou seja, para cada recurso que adicionam no negócio, o resultado que alcançam é exponencialmente maior. Essas são chamadas de organizações exponenciais, como é o caso de Amazon, Google e Airbnb, por exemplo.

Escalabilidade – e, se possível, exponencial – deve ser meta de qualquer empresa na era digital.

E como está a escalabilidade da sua empresa?

Confira a seguir o vídeo sobre o assunto na websérie sobre Transformação Digital do SEBRAE Digital, apresentado por Martha Gabriel.

 

Fonte: Martha Gabriel e Sebrae

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui