Início Notícias Animações mostram recursos presentes em veículos da Volkswagen agindo em situações do...

Animações mostram recursos presentes em veículos da Volkswagen agindo em situações do dia-a-dia

0
Reprodução

A Volkswagen está lançando uma série de vídeos que apresentam os diversos sistemas de segurança presentes nos veículos da marca. As animações, caracterizadas pela objetividade e bom-humor, permitem a fácil compreensão do funcionamento desses importantes recursos.

Assista o vídeo sobre ESC
“Na Volkswagen, as pessoas vêm em primeiro lugar. Por isso, a segurança é item de série, e não opcional. De forma criativa, esses vídeos fazem um comparativo de como seria se tivéssemos as tecnologias Volkswagen em nossas vidas, mostrando situações reais, que acontecem no dia a dia das pessoas”, diz Leandro Ramiro, Gerente Executivo de Gestão de Marca e Comunicações da Volkswagen do Brasil.
A série de nove vídeos sobre segurança foi criada em parceria com a agência Almap e mostra seu funcionamento a favor do bem-estar dos motoristas e passageiros. As animações são veiculadas semanalmente e têm linguagem objetiva e atrativa, adequada ao ambiente das redes sociais. Os sistemas abordados são Frenagem Autônoma de Emergência, Controle Eletrônico de Estabilidade, Sistema Pro-Active de Proteção, Assistente de Partida em Aclives (HHC), Ajuste Automático de Farol, Sensor de Fadiga, Airbags laterais, Post Collision Brake e ACC.

Como funcionam
Uma breve descrição dos sistemas avançados de segurança oferecidos em modelos da Volkswagen:
Frenagem Autônoma de Emergência – Este sistema utiliza um sensor para detectar a presença de pedestres e objetos ou a parada súbita de um outro veículo à frente e alerta o motorista. Caso este não freie e a colisão seja iminente, o sistema aciona os freios automaticamente. Dependendo da situação, a Frenagem Autônoma de Emergência pode reduzir a severidade do choque ou até mesmo evitar a colisão.
Controle Eletrônico de Estabilidade – Esse sistema usa os sensores dos freios ABS para detectar quando uma das rodas gira mais rápido que as outras devido a uma perda de tração, excesso e aceleração ou condições do piso. Nesse caso, o sistema aciona levemente o freio da roda do lado externo da curva, mantendo o veículo na trajetória.
Sistema Pro-Active de Proteção – Caso o sistema proativo de proteção detectar uma situação de acidente potencial – como uma forte frenagem –, os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelos airbags e sistema de cintos. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada – como uma forte escapada de frente ou de traseira em que haja intervenção do Controle eletrônico de estabilidade “ESC” – as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados.
Assistente de Partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.
Ajuste Automático de Farol – Mantém o alcance dos faróis constante, ajustando o ângulo dos faróis de acordo com a distribuição de carga no carro. O sistema também ajusta os faróis nas arrancadas e frenagens, quando a dianteira do carro tende a levantar ou abaixar.
Detector de fadiga – Logo no início de cada viagem, o sistema analisa vários fatores, inclusive o comportamento individual do motorista ao volante. Durante a viagem, o sistema de detecção de fadiga avalia continuamente vários sinais, como o ângulo de esterço do volante. Se os dados do monitoramento indicarem um desvio do comportamento registrado no início da viagem, um aviso sonoro é emitido e uma mensagem visual aparece no painel de instrumentos, recomendando uma parada para descanso. Se o motorista não parar dentro dos próximos 15 minutos, os avisos são repetidos.
HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.
Airbags laterais – Bolsas infláveis para proteção da cabeça e tórax em caso de colisão lateral e/ou capotagem do veículo. Os airbags laterais são acionados quando ocorre forte aceleração lateral e/ou quando o veículo se inclina acima de determinado nível, indicando estar prestes a tombar.
Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão – Aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual, evitando que ele cause outro acidente.
ACC – Esse sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do carro para manter velocidade selecionada pelo motorista, assim como uma distância pré-definida do veículo à frente, freando ou acelerando em função do tráfego – e é capaz de frear até a imobilidade quando o carro da frente para, mas sob a condição de que o motorista mantenha as mãos no volante e participe da condução, para que possa intervir a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui