Início Notícias Fórum Mundial Niemeyer

Fórum Mundial Niemeyer

Um evento em prol de uma sociedade e cidades mais justas, inclusivas, sustentáveis, eficientes e democráticas

16
0
Divulgação

A primeira edição do Fórum Mundial Niemeyer, realizado entre os dias 16 e 19 de outubro – no Rio de Janeiro, reuniu 31 palestrantes do Brasil e do exterior. Durante o evento, os participantes abordaram temas muito além da arquitetura e o legado deixado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que abrange Políticas Urbanas, Científicas e Culturais. Foram 04 dias intensos de reflexão e debates sobre o rumo e futuro da importância da arquitetura, como interventor no desenvolvimento das cidades de modo a torná-las mais inclusivas e humanas.

Na ocasião foram anunciadas três novos movimentos do Instituto Niemeyer: o Prêmio Global Niemeyer, a Escola Niemeyer e a Carta Niemeyer.

“O Prêmio Global Niemeyer é uma premiação de âmbito internacional que tem como objetivo promover e laurear a excelência de ações e projetos de políticas urbanas, culturais e científicas, pretendendo honrar o legado humanístico do meu bisavô, que sempre manteve um claro discurso político em favor de um mundo mais solidário. E ao homenagear práticas bem-sucedidas no âmbito da arquitetura, urbanismo e outras categorias, daremos voz a projetos de cunho social, técnico e artístico-cultural democráticos que precisam de atenção para maior visibilidade e apoio”, declara Paulo Sérgio Niemeyer – presidente do Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais.

O Prêmio Global Niemeyer contemplará oito categorias:

 

Arquitetura e Humanismo;

Soluções Urbanas e Responsabilidade Social Artes de Cunho Social;

Ciência e Tecnologia à Serviço da Sociedade;

Esporte Solidário;

Acessibilidade;

Personalidade do Ano;

Sustentabilidade.

A ação contou apoio do Green Building Council Brasil, que premiará ações em conformidade com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. E a pretensão é o Prêmio Global Niemeyer é ser uma espécie de Nobel de políticas urbanas sustentáveis, que será auferido a cada ano, tendo como corpo de Júri, pessoas de notório conhecimento em cada área contemplada, sob a curadoria do Instituto Niemeyer. E para sua primeira edição, em outubro de 2020, o Prêmio estará aberto para inscrições a partir de 15 de dezembro de 2018, data comemorativa de nascimento de Oscar Niemeyer e assim seguirá a cada ano.

Já a Escola Niemeyer tem o propósito difundir esta herança, não apenas arquitetônica, mas humanística. Para isso, o Instituto Niemeyer abrirá, em fevereiro de 2019, as inscrições para o seu primeiro curso: “Arquitetura e Humanidades” – com aulas com profissionais de atuação destacada em diversas áreas, de forma que o conjunto de diálogos dará acesso à formação mais ampla do profissional, estabelecendo-se como um espaço de excelência.

E a Carta Niemeyer, elaborada por um grupo de estudos, irá compilar todas as ideias, informações e participações geridas no 1º Fórum Mundial Niemeyer. Para a criação da primeira etapa, um documento redigido da sociedade civil e das entidades de classe e profissionais, visa de uma sociedade e cidades mais justas, inclusivas, sustentáveis, eficientes e democráticas.

Resumo dos debates

O primeiro dia do Fórum teve temas voltados às cidades e humanidades, com foco na diversidade. Metrópoles mais inclusivas, tendo o design e a arquitetura como ferramentas de interação com a população, sem as barreiras que a sociedade impõe.

No segundo, as palestras foram direcionadas à arquitetura e a sustentabilidade. Quais os rumos para cidades mais sustentáveis e ecológicas? Como a arquitetura pode contribuir?

Já terceiro, os debates abordaram sobre cidade e planejamento urbano e regional. O assunto levantou questões para reflexão da iniciativa pública e privada. Entre eles: temas habitacionais, socioambientais, urbanos e mobilidade realizada sem planejamento e conhecimento causando o “exílio na periferia”.

E seu encerramento trouxe a mobilidade, acessibilidade e as cidades inteligentes, com a participação dos arquitetos internacionais Francesc Aragall e Victor Pineda.

Importante

O II Fórum Mundial Niemeyer foi anunciado e acontecerá de 7 a 11 de outubro de 2019.

Já a exposição da Casa França-Brasil culminará com a comemoração dia do arquiteto e aniversário de Oscar Niemeyer no dia 15 de dezembro 2018.

Sobre O Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Cientificas e Culturais:

Criado em 02 de junho de 2010, pelo seu Presidente de Honra Oscar Niemeyer e seu bisneto e atual presidente Paulo Sérgio Niemeyer, o Instituto tem como objetivo principal preservar o legado deixado por Oscar Niemeyer e ampliar o impacto das soluções que fazem parte da agenda urbana e social, que sempre fizeram parte de suas criações arquitetônicas e princípios humanos. O instituto tem ainda como meta o resgate das imensas comunidades carentes que ocupam mais de 60% das grandes cidades do País e o futuro sustentável dos recursos naturais do planeta.

É ainda intuito do Instituto, fomentar plataformas que estejam comprometidas com o bem público e ações que possam solucionar a complexidade urbana do país, além da abordagem dos  problemas urbanísticos, que envolvem o que mais atinge o dia-a-dia das pessoas – mobilidade, saneamento, segurança, estrutura  educacional  prioritária,  equipamentos culturais, zoneamentos econômicos, ampliação do IDH e ações que façam todo o tecido urbano ter parâmetros de  sustentabilidade responsável e ativo, numa profícua sinestesia entre campo, áreas industriais, de comércio e principalmente suas periferias, reais e simbólicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here